quarta-feira, outubro 15, 2008

PORQUE OS AMORES SE PERDEM

quarta-feira, outubro 15, 2008

O mais difícil de entender quando os amores acabam, são os porquês. Por que duas pessoas que se encontraram e se encantaram, viveram um amor que parecia indestrutível, se separam?
Por quê o amor geralmente acaba de um lado só e é o outro que fica chorando e querendo entender as razões?
Amores deveriam ser eternos, mas nem sempre são.
Costumo comparar casais a chave e fechadura. Nem toda chave abre todas as portas e é necessário encontrar aquela exata que vai se encaixar perfeitamente e tudo será possível.
Mas a gente acredita que cada vez que alguém toca nosso coração e entra, que é definitivo.
Um casal que se apaixona de início, sem que um tenha tido o tempo de desnudar o outro nas suas verdades, acredita nessa chama e até briga por ela muitas vezes.
E cria-se sonhos, planeja-se o futuro...
Enquanto isso os dias vão passando, toma-se menos cuidado em manter a magia e a parte dos dois que é mais sonhadora começa a sentir-se incomodada. Dá medo. Medo de ter que olhar bem nos olhos da realidade e dizer: acabou ! Medo de ter que se confessar a si próprio que ainda não foi aquela vez! Medo da solidão, de ter que recomeçar...
Não são as decepções que matam o amor. Se assim fosse, não existiriam perdões e reconciliações. O que mata o amor é simplesmente a tomada de consciência de que o outro não é o ser sonhado. É como acordar depois de um longo sono e lindos sonhos. O outro está ali, é a mesma pessoa, mas aquela neblina que dava a impressão de irrealidade já não mais existe. E isso não acontece da noite para o dia, como se costuma pensar. É algo que vem com os dias, os hábitos, as monotonias. Um percebe, o outro não. Um começa a se sentir angustiado e o outro continua acreditando ou finge que acredita. E quando a gota que faz transbordar o vaso chega é o mundo todo que desmorona. Porém, tudo não fica definitivamente perdido. Sobra de um lado a dor, e os porquês, um resto de amor que teima em ficar no fundo como o vinho envelhecido na garrafa e do outro o coração dividido por não poder reparar erros cometidos e a vontade de continuar em busca de outros horizontes. Sobra para os dois a ternura e a lembrança dos momentos passados juntos. Por que corta-se relacionamentos, mas não se apaga momentos, mesmo que a gente queira.
Vivido é vivido, feliz ou infelizmente.
Inútil é querer resgatar um amor que resolveu partir pra outras direções. Quanto mais apega-se, mais ele se afasta. E quanto mais se afasta, mais dói no outro a incompreensão. É uma roda da qual é difícil de sair. E é uma pena, pois os corações não merecem isso. Quando a questão é amor, não existe justo ou injusto. Existe o que ama, e o que não ama mais.

Precisamos aceitar que o outro não tenha os mesmos sentimentos, mesmo se isso nos faz mal, por que se o amor não for livre para se instalar onde realmente deseja, ele perde toda a razão de ser.


(Letícia Thompson)

terça-feira, outubro 14, 2008

REENCARNAÇÃO

terça-feira, outubro 14, 2008

A semana passada estava a ver "As tardes da Júlia", na TVI, e o tema era sobre se as pessoas acreditavam em espíritos, mais concretamente se viam esses espíritos, se os atormentavam, se acreditavam em reencarnações e por aí fora. Não deu para ver tudo pois eu estava a ver outro canal e não deu para ouvir o testemunho das pessoas convidadas, mas deu para ficar com uma ideia geral, pois um deles era o presidente da Associação Espirita de Portugal que explicava o porquê de certos acontecimentos e os porquês de outros.
Uma das coisas que ele explicava é que todos somos espírito, independentemente de acreditarmos ou não, e que estamos a entrar na ERA de Aquário, precisamente voltada para o lado espiritual.
Tem graça que quando fiz o meu primeiro nível de Reiki, a minha mestra já dizia que todas as pessoas que tinham nascido até, mais ou menos, 1950, eram pessoas descrentes e viradas para a parte prática da vida pois com a segunda grande guerra as pessoas tiveram de se organizar para reconstruir os seus países, as nascidas posteriormente já eram viradas mais para o lado espiritual. Segundo ela, todos nascemos com os dois lados do cérebro iguais, ou seja, metade prático e metade espiritual só que com o crescimento foi-nos cortada, ou antes mutilada, a parte espiritual. E isso agora já está a reverter em força, pois já se houve falar dos meninos indigos, dos meninos de cristal, todos virados para nos dar um abanão nesse sentido.
Mas não é sobre eles que estou aqui a falar, mas sobre o programa. Mas dizia ele, o presidente da AEP, que se por acaso deixarmos uma dívida é normal atormentarmos uma pessoa que nos era mais próxima para ver se conseguimos que essa pessoa pague essa dívida para podermos seguir em paz. E como isto outras coisas, como por exemplo uma promessa.
Tive pena de não ver o programa todo, pois gostaria de ter ouvido muito mais.
Eu acredito na reencarnação. Acredito que estamos cá para aprendermos alguma coisa. Todos temos uma missão, só é preciso descobrir qual é. Eu sei a minha.
Além do mais, sei que neste momento, já se estuda cientificamente estes fenómenos paranormais. Temos o caso do canadense Ian Stevenson (1918-2007), médico psiquiatra, super descrente, que andou pelo mundo a contactar crianças que se lembravam de suas vidas passadas, ele levou 40 anos da sua vida a estudar este fenómeno e tem várias obras publicadas sobre a parapsicologia. Temos também o Dr. Brian Weiss, psiquiatra de um dos maiores hospitais nore-americanos, também era descrente, hoje tem uns poucos de livros publicados, descrevendo vidas passadas de seus pacientes.
Aqui há uma diferença, enquanto Ian Stevenson trabalhava com crianças, Brian Weiss trabalha com adultos, mas ambos focam o mesmo problema.
E havia aqui matéria para muito mais, mas fica para a próxima.

segunda-feira, outubro 13, 2008

DICAS SOBRE E-MAILS

segunda-feira, outubro 13, 2008

Aqui deixo umas boas dicas em relação ao envio de e-mails, que por qualquer razão às vezes não prestamos atenção e que podem ajudar em várias situações, mais que não seja para ganhar tempo a não reenviar parvoíces ou mesmo aquelas coisas, que a nós muitas vezes nos sensibiliza, mas não passa disso mesmo, tentativa de sensibilizar as pessoas para nada. Porquê? Ora leiam:

1) Grandes empresas NÃO usam correspondência do tipo corrente. A Microsoft e a AOL NÃO estão oferecendo US$ 24 a cada repasse de e-mail, e a Ericsson NÃO está doando celulares de graça.
2) A AMBEV e a NESTLÉ NÃO estão dando kits gratuitos para quem repassar e-mails e mandar confirmação para o endereço indicado.
3) A MTV NÃO lhe dará o direito de ficar nos bastidores se você remeter correspondência a um monte de gente.
4) NÃO é porque alguém escreveu, quatro degraus anteriores da pirâmide, que é verdade (observe, é mais uma mera mentira).
5) NÃO existe uma organização de ladrões de fígado. Ninguém está acordando numa banheira cheia de gelo, mesmo se um amigo jurar que isto aconteceu ao primo do amigo dele.
6) Se o(s) último(s) desastre(s) envolvendo foguetes da NASA espalharam partículas de plutônio sobre a Costa Leste Americana, você acha realmente que esta informação chegaria ao público por e-mail?
7) NÃO existem os vírus "Good Times", "Bad Times", "Sapinhos Budweiser" etc. Na verdade, você NUNCA, mas NUNCA mesmo, deve reenviar qualquer e-mail alertando sobre vírus antes de primeiro confirmar se um site confiável de uma companhia real, como por exemplo www.symantec.com.br o tenha identificado.
8) Corte aqueles quilômetros de cabeçalhos dos e-mails.
9) Existem mulheres que estão realmente sofrendo no Afeganistão, e as finanças de diversas empresas filantrópicas estão vulneráveis, mas reenviar um e-mail NÃO ajudará esta causa. Se você quiser ajudar, procure seu deputado, a Amnistia Internacional ou a Cruz Vermelha. E-mails "os abaixo-assinado'' geralmente são falsos, e nada significam para quem detém o poder para fazer alguma coisa sobre o que está sendo denunciado. São meios de obter endereços eletrônicos.
10) NÃO existe nenhum projeto para ser votado no Congresso que reduzirá a área da Floresta Amazônica em 50%; e nem para deixar de cobrar pedágio; portanto NÃO perca tempo nem "pague mico" assinando e repassando aqueles furiosos abaixo-assinados de protesto, ou comunicando este tipo de coisa.
11) Você NÃO vai morrer nem ter azar no amor se arrebentar uma corrente. Sejamos inteligentes e recusemos esse tipo imbecil de ajudar hackers e spammers (propagandas).
12) Escrever um e-mail ou enviar qualquer coisa pela Internet é fácil... NÃO acredite automaticamente em tudo. Observe o texto, reflita, analise tudo isto antes de repassar aos amigos.
13) Quando nós recebemos mensagens pedindo ajuda para alguém, com alguma foto comovente, NÃO repasse apenas "pra fazer a sua parte ",... pode haver alguém cheio de má intenção, por trás deste e-mail... verifique a veracidade das informações... Afinal, próximo de sua casa, há sempre alguém carente que você poderá ajudar, se esta for sua opção de vida.
14) Cuidado! Muito cuidado com mensagens-lista de dados de pessoas, que cada um vai assinando, colocando seus endereços e telefones reais, repassando... Podem facilmente serem utilizados por assaltantes, sequestradores, etc.
15) Agora, SIM, ENVIE esta mensagem a seus amigos e conhecidos, e ajude a colocar ORDEM nessa imensa casa chamada Internet. Lembre-se que a cada dia chegam milhares de inexperientes na Internet, e quanto mais pudermos ensinar, será de grande valia a todos.
16) Seja educado e responda a todos. Utilize-se sempre de endereçamento no campo CCO (Com cópia oculta ) quando enviar e-mails.
E FINALMENTE O MAIS IMPORTANTE:
Quando vocês reenviarem mensagens, retirem os nomes e e-mails das pessoas por onde os e-mails já passaram: tem programas rodando na Internet para "pegar" tudo que tiver antes e depois de um "@". Isso é vendido para Spamers, que muitas vezes espalham vírus. Quando for mandar uma mensagem para mais de uma pessoa, não envie com o "para" nem com o "Cc", envie com o "Cco " (carbon copy ocult) ou "Bbc"(blynd copy), que não vai aparecer o endereço eletrônico de nenhum destinatário... Quando todos fizermos isso, livraremos a Internet de 80% dos vírus...

============================================
Nada existe no mundo que não seja criado pela mente ============================================

quinta-feira, outubro 09, 2008

LEMBRAM-SE? (I)

quinta-feira, outubro 09, 2008

terça-feira, outubro 07, 2008

A CONFISSÃO

terça-feira, outubro 07, 2008

Um cafajeste de uma pequena cidade aborda o padre na rua e segreda:
- É o seguinte seu padre, eu nunca me confessei, mas, já estou ficando velho e resolvi me confessar. Só que eu gostaria de me confessar com um anjo ... tem jeito ?
- Bem, meu filho, com um anjo é meio difícil, por que você não se confessa comigo ?
- Não, seu padre, eu tenho dois pecados gravíssimos e gostaria que fosse com um anjo.
- Não pode ser com o sacristão ?
- De jeito nenhum, seu padre. Tem que ser anjo mesmo.
- Então está bem, vá a missa de domingo que eu vou providenciar um anjo para você.
- Muito obrigado, seu padre ! Eu sabia que o senhor daria um jeito.
E lá se foram: o cafajeste aliviado por ter resolvido seu problema e o padre preocupado com o problema do cafajeste.
Chegando a igreja, o padre bolou um plano. Chamou o sacristão e explicou como iria funcionar:
- Vamos fazer o seguinte: eu vou vesti-lo de anjo e depois amarro uma corda em volta do seu corpo e vou descendo-o sobre o confessionário, conforme eu for descendo, você vai batendo as asas. O que você acha ?
- Acho que não poderia ser melhor. Está perfeito.
Chega o domingo e a hora de executar o plano. E lá vai o sacristão batendo as asas sobre o confessionário. O cafajeste já estava a sua espera. Então o 'anjo', com voz angelical, pergunta:
- Meu filho, por que você não quis se confessar nem com o padre e nem com o sacristão ?
- Sabe o que é, seu anjo, é que eu estou comendo a mãe do padre e a mulher do sacristão, entendeu agora porque eu não queria me confessar com eles ?
- Entendi meu filho. Então eu lhe dou como penitência, 20 Ave Marias pela mãe do padre e 200 Pai Nossos pela mulher do sacristão. Está bem, meu filho?
- Justíssimo, seu anjo. Por isso que eu queria me confessar com quem entende, 200 Pai Nossos pela mulher do sacristão,contra 20 Ave Marias pela mãe do padre é mais que justo, pois a mulher do sacristão é 100 vezes mais gostosa que a mãe do padre.
Agradeceu ao anjo e saiu. O anjo fez um sinal para o padre que o puxou de volta. E o padre, todo curioso, pergunta ao, agora, sacristão:
- E aí, meu filho, como foi a experiência ?
- Horrível . . . seu padre. Só sei que desci como anjo, subi como corno e agora estou falando com um filho da puta…

domingo, outubro 05, 2008

PERFIL DE UM PORTUGUÊS TÍPICO

domingo, outubro 05, 2008


NOME: Carlos Manuel (Camané)
PROFISSÃO: Funcionário público
IDADE: 43 anos
ALTURA: 1,62 m (sem sapatos, porque com sapatos, que é o que interessa, 1,66 m)
PESO: 83,4 Kg
OLHOS: Castanhos (verdes no verão)
SINAIS PARTICULARES: Bigode
NOME DA MULHER: "A minha esposa chama-se JULIA e é uma senhora que se dá ao respeito, por isso nada de porcarias ao pé dela..."
SINAIS PARTICULARES DA MULHER: 123-96-148 ("mas era cá um avião quando era nova... agora, realmente, está um bocadinho gasta...")
FILHOS: 1,5 (1 legitimo, mais 0,5 a dividir com o marido da amante)
CLUBE: Benfica
ÍDOLO: Luis Filipe Vieira. (se o homem fosse desonesto, já o tinham prendido...vocês e que tem dor de corno !!!!!)
ÓDIO: A RTP1 (não a vejo, porque é dos gajos. Só vejo a SIC e a TVI que são nossas ! )
DESPORTO PREFERIDO: Morfar.
PRATO FAVORITO: Pezinhos de coentrada e pudim Molotof.
RECORD PESSOAL: Cuspidela de 4,4 m (vento regular), ("Foi lindo pá, a verdinha parecia que tinha asas....")
SITUAÇÃO IDEAL PARA FAZER AMOR: O que é isso?
SITUAÇÃO IDEAL PARA FAZER AMOR: Ah! Já entendi!...Como eu gosto mesmo é ao Domingo... a ver o Domingo Desportivo...
FRASE PREFERIDA PARA A COMPANHEIRA: "Mas a conversa já chegou à cozinha?"
PERFORMANCE SEXUAL: 3,84 minutos no acto (record alcançado duas vezes, a primeira em 3-07-1975 e a segunda no dia 4-05-1996, "e não precisei para nada dessa porcaria do Viagra!...."
DIMINUTIVO DA SOGRA: Cabra.
PENSAMENTO SOBRE O SOGRO: "Até que era um gajo porreiro..."
PENSAMENTO SOBRE A VIDA: "Desde que haja comidinha na mesa e que o Benfica não perca (sinais dos tempos...), estou-me a cagar para o resto...."
POSIÇÃO SOBRE OS BOMBARDEAMENTOS: " Rebentem as fronhas aos monhés!"
MUSEU FAVORITO: Elefante Branco (Trombinhas para os conhecedores, vou lá para ver as estátuas...não sei se tás a ver!!!)
HOBBY PREFERIDO: "adoro encontrar-me com uns amigos para podermos conversar sobre gajas e futebol" (enquanto isso coço a minha "tomatada" ou então afasto as cuecas de um pintelho que se entalou no elástico... que sensação!)
O QUE MAIS GOSTA EM PORTUGAL: Amália (sempre), Salazar (se o homem cá tivesse andavam todos na linha, Cavaco Silva ("É dos nossos, pá, eu sempre disse que ele ainda havia de ser Presidente"), Bárbara Guimarães ("Viste-me aquela tranca pá?....")
O QUE MENOS GOSTA EM PORTUGAL: "Esta merda esta a ficar cheia de pretos pá... deviam mas era mandar os gajos para a terra deles..."
JORNAL PREFERIDO: A Bola ("Ao Sábado, na sanita, a ler A Bola, eh pá...isso é que é viver!!!)
LOCAL DE FÉRIAS IDEAL: "O Correia foi a Cuba de férias, sem a patroa e diz que aquilo é à fartazana..."
LOCAL DE FÉRIAS: "Havias de ver a roulote que tenho no parque da Costa, aquilo é um luxo, e no Verão com o adiantado para as sardinhadas fica um mimo, se não fosse no ano passado, uns "Manjericos" a refilar com o cheiro, aquilo era o Paraíso... e ainda há gajos que vão para as Caraibas, tansos!..."
GRANDES ASPIRAÇÕES NA VIDA: "Benfica campeão ( que saudades! ), um Jipe, uma mota-de-água e um telemóvel dos que tiram fotografias "

quinta-feira, outubro 02, 2008

TRISTEZA

quinta-feira, outubro 02, 2008

Hoje estou em dia não. Há dias assim, não é? Não me sinto satisfeita com nada. Sinto-me vazia. É isso, vazia. Sinto falta de amizade, sinto falta de carinho, sinto falta de... sei lá, tudo. Nem eu própria sei explicar. Só pergunto porquê? Mas não consigo descortinar a resposta. A tristeza rodeia-me e não consigo fugir-lhe. Sinto que dou tudo e não tenho retorno. Será que estou a ser egoísta? Será que tenho tudo e não vejo um palmo à frente do nariz? Tantas perguntas e eu sem resposta. Gostava de conseguir ser mais sábia, gostava de conseguir não ser tão dependente de afectos, mas ninguém vive sem eles. É este meu lado de criança, onde poucos afectos teve. Uma infância um pouco sofrida, mas que sobrevivi com altos e muito baixos. Uma infância marcada por muitas dificuldades e que ainda hoje me surpreendo como consegui chegar até aqui.

Enfim, é melhor não pensar muito para não ficar ainda pior. Amanhã é outro dia.

terça-feira, setembro 30, 2008

BORA TENTAR?

terça-feira, setembro 30, 2008

Dois empregados numa fábrica estavam a conversar.
- "Conheço uma maneira de conseguir uns dias de folga!"- disse o homem.
- "E como achas que conseguirás?"- disse a loira.
Ele respondeu à pergunta demonstrando.
Subiu pelas vigas e pendurou-se de cabeça para baixo.
Nesse momento o chefe entrou, viu o empregado pendurado lá em cima eperguntou:
- "Que diabos estás fazendo?"
- "Sou uma lâmpada" - respondeu o empregado.
- "Hmmm, acho que precisas de uns dias de folga" - comentou o chefe.
Ouvindo isto, o homem desceu da viga e dirigiu-se para a porta.
A loira preparou-se para sair também, e o chefe puxou-a pelo braço e perguntou:
- "Onde pensas que vais?"
- "Para casa. Não consigo trabalhar às escuras."

sábado, setembro 27, 2008

O TEU PAI É VIDRACEIRO?

sábado, setembro 27, 2008

Tenho uma amiga que vive no campo e para contactar connosco manda-nos mails sempre muito engraçados. Desta vez, conta aqui a chegada da neve pelas suas bandas, ou pelos seus sítios, como queiram chamar. Para mim, ela escreve como ninguém e sempre com muito humor. Eu sei que este texto dela é já um pouco antigo, mas ao relê-lo ainda me ri como se fosse da primeira vez. Então cá vai:

Caixa de bombons
A minha geração, que aprendeu inglês por manuais do ensino público, foi instruída para saber dizer "is your father a glazier?". Faltava só perceber a importância de tal saber. Pois tardou, mas arrecadou e cá veio esta madrugada: o vidraceiro é daqui da zona e deixou os vidros espalhados pelo chão fora, numa extensão inaudita. Parti logo uma série deles, a passear os canídeos ao romper d'alva. Hoje, alva com propriedade! Tenho cenários de caixa de bombons suíços colados nas janelas. A evolução do gelo é o próximo "happening" local.
Entabulei mesmo conversa com o motorista do limpa-neves! Não sabia, mas até já o conhecia. Costuma trazer-me lenha e encaminhar-me os sobreiros. Ontem, ele e mais uns vizinhos apiedaram-se das centenas de atolados das neves, saíram -- por sua iniciativa -- com os tractores grandes e as retro-escavadoras (de cabine aberta!) para a estrada e foram os heróis do dia para montes de nós. A Protecção Civil tem mais com que se preocupar, em tempo de acalmia, do que apoiar e organizar as pequenas associações e esta generosidade aldeã -- mas claro está que, quando há catástrofes, são mesmo elas que nos valem...
A relatividade do tempo
Sim, deu-me a maluca e fui almoçar ao Reguengo, com uns amigos de Lisboa, que, desapercebidos do nevão, vieram visitar os campónios. Para lá, tudo lindo! A neve acabava por voltas da gruta do Escoural, numa fotografia que não tirei porque já estava atrasada para o almoço. A miudagem da minha freguesia ficou para trás, atirando bolas de neve, os pais fotografando a esmo, os velhotes desencostados das ombreiras e comentando: "ná, nã se vê uma côsa assim d'há cinquentanos, ê cá nunca na vi assim tãtamanha (e têm para cima dos setenta)". E os pobres da vilória baixa, gozava eu, só com umas pingotas de chuva e lama. O almoço correu muito bem, sob todos os aspectos, e muitos queriam dar-lhe continuação em Montemor. Mas eu e a minha amiga Xana tínhamos de ir, esperavam-nos uns trabalhos muuuuuuuuuito urgentes, não podíamos continuar em folias e, muito responsáveis, metemos as duas para casa. A neve já então caía há bem uma hora, mas ainda se apagava ao tocar o chão. Só que... A gente esquece-se que isto é uma serra e que sobe bem. "A gente", fui eu e mais umas dezenas de taralhocos. Tudo gente cheia de pressa para qualquer coisinha. Que a meio da subida foi obrigada a dar-se conta de que devia ter tracção às quatro rodas... ou parar. E parámos. Durante quase duas horas, esperámos que o efeito-telemóvel surtisse algum resultado. Antes que acabasse a gasolina ou a bateria, perdendo-se assim o luxo do ar condicionado. Mas correu tudo de feição. A primeira visão onírica do dia foram os bombeiros de Montemor. No meio de uma tempestade, rebocaram-me os 200 metros que faltavam até ao cume (é mesmo um desespero: a ver-se, ali assim, a olho nu, a solução para o problema e não se conseguir chegar lá!). Na descida, o Bóia andava com a sua "bondosa" a fazer de limpa-neves, até ao Escoural. Aí, já não arrisquei subir para a Boa Fé. Fui à GNR, para me avisarem quando podia passar na estrada. Duas horas depois, sempre sem informações do estado da via, telefonei eu própria ao já referido Bóia, a saber se ele estava a limpar a estrada que me interessava ou se sabia quem estivesse. Sossegou-me, dizendo que não tinha conhecimento de estar impedida; mas que, se eu precisasse, me ia lá safar. Isto sim, é qualidade de vida, isto sim, é vizinhança, isto sim, é dar solução aos problemas! Mas não foi preciso, porque os meus vizinhos da Boa Fé que tinham tractores grandes com baldes andavam numa fona, serra abaixo, serra acima, a limpar neve (50 cm dela, nalguns pontos!) e a rebocar os despistados. Eu e a Xana chegámos a casa noite escura, moídas e com um caos para gerir. Em casa do pai dela, havia uma lareira acesa e comidinha, que os foliões já tinham chegado há um tempão... A minha estava entregue ao gelo: a salamandra não aguentou esperar por mim, e arrefeceu... O trabalho muuuuito urgente não teve outro remédio senão esperar -- e sobreviveu, que ainda aqui está...
Traição japonesa
O caminho, habitualmente de terra batida, ficou quase intransitável. Os ramos das árvores não aguentaram o peso da neve e juncaram o trajecto; a mistura do gelo com o barro transformou o piso num patinódromo e, finalmente, optei por deixar a viatura no meio do caminho, antes de ir parar a uma valeta ou partir qualquer coisinha que me fizesse falta. E ia para buscá-lo hoje, às 7 da matina. O dia amanheceu... indizível -- já conto. Mas o que interessa é que tinha deixado a máquina fotográfica no porta-bagagens do carro. Os cães apreciaram o longo passeio matutino, com o Caló a revelar os seus dotes de camaleão, o pêlo branco disfarçado de tufo de neve. Mas quem é que conseguia abrir as portas do automóvel?! Nem centralina, nem fechaduras: nada funcionava, geladinhas.
Perda irreparável
O que me fez perder a oportunidade de fotografar a cor! Também ninguém acreditaria que as fotografias não tinham tido tratamento laboratorial ou que o rolo não estava estragado. É que tudo emanava ciano! Tudo?! Não: um triângulo de céu resistia à paz, à suspensão, à irrealidade, em fortes tons de fogo, qual pôr-do-sol africano. Único e só visto. O resto era uma sucessão daqueles clichés National Geographic: as primeiras estalactites; os pardalitos sobreviventes a saltaricarem nas imediações de uma ponta de verde; os trilhos cruzados de manobras do jipe da Paula e do Paulo, que apareceram in promptu na melhor altura; o verdadeiro edredon de neve -- versão séc. XXI do manto de neve, mais um que só visto --todo à volta da casa, onde o tijolo-burro acolhia a espessura branca de forma bem mais firme do que as juntas de cimento, ficando tudo às almofadinhas... Pronto, graças ao choque térmico, eis que, só quando se conseguir consultar a mente directamente, essas imagens saltarão à vista.
Incondicional
A Lola está comigo e não abre mão: a salamandra foi a mais brilhante iniciativa dos últimos anos! Passámos a noite como se não houvesse gelo, neve e fantasmas gigantes à nossa volta.

sexta-feira, setembro 26, 2008

E ESTA HEM...

sexta-feira, setembro 26, 2008

Um avião está prestes a despenhar-se. Há 5 passageiros a bordo mas o avião só dispõe de 4 paraquedas.
O primeiro passageiro diz:
- Sou o Ronaldo, o melhor jogador de futebol do mundo. O futebol precisa de mim. Não posso morrer, devo isto aos meus fãs.
Apanha o primeiro paraquedas e salta. O segundo passageiro, o Dalai Lama, diz:
- Eu sou o pensador mais importante do mundo. De mim depende o karma, o desenvolvimento da humanidade e a sua evolução. Não posso abandonar este mundo no ponto mais crucial dos meus estudos. Apanha o segundo paraquedas e salta.
O terceiro passageiro diz:
- Eu sou o grande José Sócrates, Primeiro-Ministro de Portugal, Secretário-Geral do PS e candidato a uns tachitos no futuro. Tenho uma enorme responsabilidade na política nacional como garante do trabalho dos meus amigos sem qualificações que distribuí pela Administração Pública. Por eles e pelo povinho que enganei, não posso morrer. Apanha um paraquedas e salta.
O quarto passageiro, o Papa Bento XVI, diz ao quinto passageiro, um rapazinho de escola:
- Já estou velho. Vivi a minha vida como um homem de bem e pastor de almas. E ainda que acabado de chegar a Papa, deixo-te o último paraquedas. Tu tens toda uma vida à tua frente para viveres! Tu não podes morrer. O rapazinho pisca um olho ao Papa e diz:
- Não se preocupe que não há problema algum. Também há um paraquedas para si. O grande Primeiro-Ministro e Secretário-Geral do PS saltou com a minha mochila da escola...

MORAL DA HISTÓRIA
Cada País tem o Primeiro-Ministro que merece.

quarta-feira, setembro 24, 2008

FESTIVAL DE HARBIN

quarta-feira, setembro 24, 2008

Recebi há uns tempos este mail. Ainda não o tinha visto, mas não podia deixar de o pôr aqui pois as fotos são muito bonitas e fica-se a saber sobre este evento, que eu desconhecia.

A temperatura em Harbin atinge quarenta graus abaixo de zero (Fahrenheit ou Celsius), e assim permanece por quase 6 meses. A cidade fica bem mais ao norte que a conhecida e gelada Vladivostok, Russia, apenas 300 milhas de distância. Então, o que leva as pessoas até lá, em cada inverno? Assistir a um Festival ao ar livre, claro! Em vez de gelar de frio, os moradores de Harbin celebram ele, com um festival anual de competições de escultura de gelo e neve. A escultura a seguir é a surpreendente escultura que saudou os visitantes no festival de 2003.
As esculturas de gelo e neve de Harbin datam dos tempos da dinastia Manchu, mas o primeiro show organizado foi realizado em 1963, e o festival anual propriamente dito, só começou em 1985. Desde então, o festival se transformou num gigantesco evento, atraindo milhões de turistas de toda parte do mundo a cada inverno. As esculturas vêm se tornando cada vez mais artísticas e elaboradas; esse urso e seu filhote são apenas uma pequena parte de uma escultura de 50 metros de comprimento.

A maior parte das esculturas que serão mostradas são de competidores. Cada equipa começa com um cubo de neve maciça com aproxidamente 3 metros de lado, e começa esculpindo-o. As equipas vêm de toda parte: Rússia, Japão, Canadá, França, e até mesmo da África do Sul. Parte da brincadeira é descobrir a nacionalidade de cada equipa, baseando-se no seu estilo artístico, antes de ler as indicações. Eu acredito que esta, a seguir, seja da equipa Russa.
O sol começa a aparecer por detrás da magnífica escultura. O festival de neve é, em verdade, separado do festival de gelo; os dois ocorrem ao norte do Sun Island Park, que fica ao norte do rio que banha Harbin, Songhua Jiang. Harbin está situada ao sul do rio, de forma que é um percurso bastante frio ao longo das esculturas. Parece ainda mais frio quando se cruza a ponte sobre o largo e gelado Songhua Jiang.
Eu fiquei surpreso ao descobrir esta escultura de um Nativo Americano sentado a noroeste da China; essa escultura foi elaborada pela equipa Canadense. As equipas Chinesas têm muitas esculturas no festival, outras num outro sector fora do festival, mas a maioria não tem as dimensões deste surpreendente trabalho.
Até mesmo o pôr-do-sol em Harbin é frio, e apesar de somente no meio da tarde o sol estar sobre o festival de neve, a temperatura cai ainda mais até o congelamento. Mas a escuridão que se aproxima, é na verdade, bem-vinda, porque significa que o festival de gelo está para começar.
O festival do gelo, a poucas milhas de distância do festival de neve, está longe de ser enfadonho e incolor. Pessoas se amontoando na entrada são recebidas por músicas dançantes que ecoam à distância, como se fosse um concerto pop. E luzes de neon brilham por toda a parte, encravadas em enormes blocos de gelo formando estruturas de mais de 30 metros de altura, como estas enormes estruturas após a entrada.
Veja uma vista do alto dessa estrutura, recordando uma construção em estilo russo e uma imitação da Grande Muralha, ambas moldadas em gelo. No topo dessa estrutura, a perfeição em si mesma – imagine-se subindo uma escada de gelo sólido com 2 pisos sem nenhum corrimão. O bloco amarelo à direita e a sacada à esquerda, embaixo, são todos de gelo, sem nenhuma estrutura interna que os suportem – apenas luzes.
A Grande Muralha é um grande “escorrega”; apenas sente-se e deslize. Você pode atingir enormes velocidades e esborrachar-se espetacularmente no final se estiver usando roupa lisa, mas não irá a lugar nenhum se estiver usando roupas aveludadas.
Uma vista aérea do festival, tirada do topo da Grande Muralha de gelo. É como um tema de um parque da Disneylândia, com múltiplas atrações com esfomeados e crianças correndo por toda parte e em filas para os banheiros. As únicas diferenças são as temperaturas 100 graus mais frias e estruturas feitas de gelo, não de plástico – e escorregando e caindo aqui não resulta em processos judiciais.
Um navio inteiramente construído de gelo, com passageiros e tudo. Apesar de provavelmente não estar em condições de navegar, certamente ele flutuaria, - até porque ele é feito de gelo. Centenas de anos atrás, durante a dinastia Manchu, as esculturas eram acesas unicamente por velas.
Uma das mais populares actividades do festival é escalar uma parede de gelo sólido. Surpreendentemente, não vi uma única pessoa cair, e a maioria consegue atingir o topo. Todo o gelo vem do Songhua Jiang, o rio ao lado, onde provem um inesgotável suprimento; enormes serras são necessárias para cortar o gelo, que pode ter metros de espessura.
O festival de neve é uma mostra de arte; o festival de gelo é mais uma mostra de arquitetura. Mesmo assim, um grande número de esculturas podem ser encontradas no festival de gelo, como esse “cavalo vivo”. Jovens ágeis com bom equilíbrio escalam os cavalos para tirar fotos. Observem as camadas de gelo no cavalo; blocos de gelo são fundidos de modo a formar blocos maiores, de modo que as esculturas - ou enormes construções – possam ser feitas.
O Templo de Thai, de gelo, completo com corredores e quartos no interior. Há muitos e muitos anos, a Disney fez um filme chamado "Wonders of China" – ainda mostrado no Pavilhão da China em EPCOT – o qual inclui uma breve secção do Festival do Gelo de Harbin. No filme, as esculturas são pequenas, pouco maiores que lâmpadas no interior de globos e incrustradas em gelo. Isso mudou um pouco desde aqueles tempos.
(Autor desconhecido)

terça-feira, setembro 23, 2008

20.000 VISITAS

terça-feira, setembro 23, 2008

Agradeço aos meus queridos visitantes o terem-me lido e a paciência que têm tido para comigo ao longo destes últimos dois anos. Nem acredito que já se passou tanto tempo, num ápice. Escrevi o que senti, algumas emoções e também umas anedotas para aliviar o stress. Ainda hoje fico surpresa por ter tido tantos visitantes, mas a todos agradeço do fundo do coração e espero continuar a ser visitada e a ter alguns como amigos. OBRIGADO A TODOS. BEM HAJAM!!!

segunda-feira, setembro 22, 2008

HISTÓRIA DO BACALHAU

segunda-feira, setembro 22, 2008

O “Gadus Morhua”.

Exactamente... Trata-se do vulgar bacalhau. E queria compartilhar convosco o que dele soube.
O bacalhau cresce de forma rápida e reproduz-se – entre Janeiro e Abril - também rapidamente, já que cada fêmea põe, por ano entre 4 a 6 milhões de ovos. Contudo, só cerca de 1% sobrevive e chega à fase adulta. Aos dois anos o bacalhau já tem 50 cm. Vive perto de 20 anos altura em que atinge 1,5m e chega a pesar 50 Kg.
É um peixe estenoterno, o que significa que só pode viver a determinadas temperaturas – frias – pelo que anda em constante rodopio entre a Noruega, Terra Nova, Islândia, Canadá e Alaska.
Os primeiros comerciantes deste peixe foram os Bascos, em redor do ano 1000. Já conhecedores do sal comercializavam o peixe curado, salgado e seco, o que era feito nas próprias rochas, portanto, ao ar livre.
Mas terão sido os Vikings os primeiros a usá-lo na alimentação. Desconhecedores do sal, secavam o peixe em tábuas de madeira até que perdesse a quinta parte do seu peso. Depois era cortado em cubos que eram guardados para a alimentação.
Os Portugueses são os maiores consumidores de bacalhau do mundo. Contudo, só a partir do século XV o peixe entra na dieta em Portugal, durante o período das Descobertas. Em 1497 os primeiros exemplares são trazidos da Terra Nova. Em 1508 o bacalhau já representava 10% da alimentação nacional. O Rei D. Manuel I, grande apreciador de bacalhau, criou um imposto sobre a pesca do bacalhau, o chamado "Dízimo da pescaria". Este imposto destinava-se a patrocinar expedições para a pesca do bacalhau. As primeiras frotas pesqueiras de bacalhau eram pertença do Reino e só em meados do século XIX, altura em que o imposto sobre a pescaria foi abolido, se autorizou a que particulares se dedicassem, de igual modo, a este negócio.
As primeiras embarcações privadas eram à vela, feitas de madeira e a pesca fazia-se à linha. Os homens do mar chegavam a trabalhar 20 horas por dia.
O bacalhau foi uma revolução na alimentação, já que na altura em que começou a ser usado os alimentos estragavam-se pelas precárias condições de conservação. A salga e a seca do bacalhau, além de garantirem assim a sua conservação, apuravam o seu gosto.
A disputa entre os países foi tanta, que o peixe esteve na origem de duas guerras, a primeira em 1532 entre a Inglaterra e a Alemanha e, a segunda em 1585 entre a Inglaterra e a Espanha.
Actualmente Portugal importa cerca de 90% do bacalhau que consome, grande parte dele já salgado e seco. O bacalhau salgado e seco é dos alimentos mais completos, já que conserva toda a qualidade do peixe fresco. Rico em minerais vitaminas e proteínas, apresenta uma taxa de gorduras de apenas 1gr./ 100 gr. de peso. Para além do mais, comido da forma mais simples – cozido – é de fácil digestão. Quando há necessidade de o temperar à mesa, tal deve ser feito com azeite português, virgem, com um grau de acidez nunca inferior a 1º.
Já Eça de Queiroz escrevia que um bom tinto “é um casamento feliz com o bacalhau pela acção do tipo de sabores frutados do vinho o que dá uma sensação gustativa indirecta da doçura que ameniza o gosto oposto salgado do bacalhau”. O vinho alentejano, por mais encorpado, é o ideal para se acompanhar o peixe.
José Luis Gomes de Sá Junior foi, a certa altura cozinheiro no Restaurante Lisbonense. Aí criou a sua célebre receita, servida pela primeira vez em 1914. Viria a morrer em 1926.
José Valentim, mais conhecido pelo Zé do Pipo, viveu no Porto onde era dono do restaurante com o mesmo nome. A si se lhe deve a confecção do seu prato em que as postas de bacalhau eram cobertas por maionese e depois levadas ao forno a gratinar.
Nos últimos 20 anos, contudo, assistiu-se a uma pesca excessiva do bacalhau, o que motivou que os cardumes fossem substancialmente reduzidos. A modernização da indústria pesqueira não foi alheia a este facto. O bacalhau tornou-se assim uma espécie em via de extinção o que motivou já que a Comissão Europeia reduzisse drásticamente as quotas de pesca do mesmo, a partir de 2006. Contudo, a Noruega, por não fazer parte da Europa comunitária, já disse que não aceitaria esta norma...
Portanto, se gostam de bacalhau apreciem-no enquanto ele ainda está disponível...
(Autor desconhecido)

sábado, setembro 20, 2008

A ORIGEM DA @ (ARROBA)

sábado, setembro 20, 2008

Na idade média os livros eram escritos à mão pelos copistas. Precursores da taquigrafia, os copistas simplificavam o trabalho substituindo letras, palavras e nomes próprios, por símbolos, sinais e abreviaturas. Não era por economia de esforço nem para o trabalho ser mais rápido. O motivo era de ordem económica: a tinta e o papel eram valiosíssimos.
Foi assim que surgiu o til (~), para substituir uma letra (um 'm' ou um 'n') que nasalizava a vogal anterior. Um til é um enezinho sobre a letra. O nome espanhol Francisco, que também era grafado 'Phrancisco', ficou com a abreviatura 'Phco' e 'Pco'. Daí que foi fácil o nome Francisco ganhar em espanhol o diminutivo Paco.
Os santos, ao serem citados pelos copistas, eram identificados por um feito significativo em suas vidas. Assim, o nome de São José aparecia seguido de 'Jesus Christi Pater Putativus', ou seja, o pai putativo (suposto) de Jesus Cristo. Mais tarde os copistas passaram a adoptar a abreviatura 'JHS PP' e depois 'PP'. A pronúncia dessas letras em sequência explica porque José em espanhol tem o diminutivo de Pepe.
Já para substituir a palavra latina 'et' ('e'), os copistas criaram um símbolo que é o resultado do entrelaçamento dessas duas letras: &. Esse sinal é popularmente conhecido como 'e' comercial e, em inglês, tem o nome de ampersand, que vem do 'and' ('e' em inglês) + 'per se' (do latim 'por si') + 'and'.
Com o mesmo recurso do entrelaçamento de letras, os copistas criaram o símbolo @ para substituir a preposição latina 'ad', que tinha, entre outros, o sentido de 'casa de'. Veio a imprensa, foram-se os copistas, mas os símbolos @ e & continuaram a ser usados nos livros de contabilidade. O @ aparecia entre o número de unidades da mercadoria e o preço; por exemplo, o registo contabilístico '10@£3' significava '10 unidades ao preço de 3 libras cada uma'.
Nessa época o símbolo @ já ficou conhecido como, em inglês, 'at' ('a' ou 'em').
No século XIX, nos portos da Catalunha (nordeste da Espanha), o comércio e a indústria procuravam imitar práticas comerciais e contabilísticas dos ingleses.
Como os espanhóis desconheciam o sentido que os ingleses atribuíam ao símbolo @, supuseram, por engano, que o símbolo seria uma unidade de peso.
Para este entendimento contribuíram duas coincidências:
1- A unidade de peso comum para os espanhóis na época era a arroba, cujo 'a' inicial lembra a forma do símbolo.
2- Os carregamentos desembarcados vinham frequentemente em fardos de uma arroba. Dessa forma, os espanhóis interpretavam aquele mesmo registo de '10@£3' como 'dez arrobas a 3 libras cada uma'. Então, o símbolo @ passou a ser usado pelos espanhóis para significar arroba.
Arroba veio do árabe ar-ruba, que significa 'a quarta parte': arroba ( 15 kg em números redondos) correspondia a 1/4 de outra medida de origem árabe (quintar), o quintal ( 58,75 kg ).
As máquinas de escrever, na sua forma definitiva, começaram a ser comercializadas em 1874, nos Estados Unidos (Mark Twain foi o primeiro autor a apresentar seus originais dactilografados). O teclado tinha o símbolo '@', que sobreviveu nos teclados dos computadores.
Em 1972, ao desenvolver o primeiro programa de correio electrónico (e-mail), Roy Tomlinson aproveitou o sentido '@' ('at' em inglês), disponível no teclado, e utilizou-o entre o nome do usuário e o nome do provedor. Assim Fulano@ProvedorX passou a significar 'Fulano no provedor (ou na casa) X'.
Em diversos idiomas, o símbolo '@' ficou com o nome de alguma coisa parecida com sua forma. Em italiano chiocciola (caracol), em sueco snabel (tromba de elefante), em holandês, apestaart (rabo de macaco). Noutros idiomas, tem o nome de um doce em forma circular: shtrudel em Israel, strudel na Áustria, pretzel em vários países europeus.

quinta-feira, setembro 18, 2008

AS MINHAS MINI FÉRIAS

quinta-feira, setembro 18, 2008

Já cheguei e há muito, mas tenho estado à espera que a filhota tire as fotos da máquina para alindar aqui o burgo. Foram três dias muito porreiros, não cozinhei, iupiiii!!! Vocês não sabem o que é pensar todos os dias o que é que se vai fazer para o almoço e quando já está tudo mais ou menos resolvido e despachado lá se tem de pensar o que se vai fazer para o jantar, e volta tudo ao mesmo. Eu admiro as cozinheiras que gostam do seu trabalho, mas eu faço porque tenho de fazer. Claro que se tiver visitas, aí sim já acho piada, mas o dia a dia, ai é uma rotina danada. Mas lá vamos lá à viagem:

1º Dia
Nada de especial, só o contentamento de sair de casa. Almoçámos em Alcácel do Sal e depois rumámos a sul. Como fomos sem pressa e pela antiga estrada deu para ver a paisagem alentejana, só tive pena de não ter passado por Vila Nova de Milfontes, mas fica para a próxima. Chegámos ao Algarve já quase ao fim da tarde, mas valeu a pena.

2º Dia
Depois da higiene pessoal, pequeno almoço. E tive uma ideia brilhante!!! Falei com o marido e disse-lhe que nunca tinha ido a Ayamonte. Tantas vezes que já fui lá abaixo e nunca tinha atravessado o rio para o outro lado. Não sei porquê, mas ele lá me fez a vontade. Rumámos em direcção a Vila Real de Santo António e barco connosco. Ainda pensei que nos pedissem o Bilhete de Identidade, mas qual quê, não foi preciso nada. Se tivéssemos de fazer asneira fazíamos e ninguém dava por isso. Como eu tinha pegado no mapa e visto como era o terreno por lá disse-lhe logo que gostaria de ir a Isla Canela, que são para aí uns 2 kilómetros mais a sul. Lá fomos. O pessoal gostou imenso e achou piada às janelas recortadas com traço árabe dos edifícios, que 90 por cento são só para o turismo. Eu juro que não desprezaria ali umas fériazitas. Bom, acabámos por almoçar por ali numa bela esplanada e fiquei bem admirada porque a comida estava muito boa e não eram só fritos como é costume deles. Depois do almoço passeámos por ali e voltámos para o barco rumo a Portugal. Quando chegámos ainda fomos a Monte Gordo até à praia, estava uma tarde fantástica, como não levava vestido o biquini fiquei na esplanada com o marido enquanto a filhota e a amiga foram para a água. Soube que nem ginjas, fim de tarde sentada quase a ver o pôr do sol e a beber uma bebidinha bem fresquinha. Depois regresso a casa, que ainda eram uns quilómetrozinhos.

3º Dia
Bom, aqui já começou a bater uma certa tristeza. Era o último dia. Malas feitas, metidas no carro, pequeno almoço tomado e viemos com destino a Portimão para o célebre almoço da sardinha assada ao pé da ponte. Pois é, chegámos a Portimão e o marido andou às voltas para encontrar a zona do rio onde se contram os restaurantes da sardinha assada, mas fomos parar ao Alvor. É que as coisas estão bem mudadas desde a última vez que lá fomos e o marido perdeu-se, mas depois lá fomos outra vez para o rumo certo e encontrámos os tais ditos restaurantes, só que está tão mudado que já não tem tanta piada como antigamente, no entanto, não quer dizer que não esteja melhor, pelo menos tem melhor aspecto, mais limpo e mais funcional. Gostei. Só falei que não tinha piada porque já não tem aquele aspecto tosco, quase de feira, mas pronto, está melhor e é o que interessa. Ui, as sardinhas estavam uma maravilha, só de pensar já comia uma. Depois de almoço, lá viemos com destino a Lisboa, desta vez já pela auto-estrada.
Só foi pena que a filhota tenha perdido a oportunidade de ir ver a Madonna, mas essa já é outra história.

quinta-feira, setembro 11, 2008

MINI FÉRIAS

quinta-feira, setembro 11, 2008

Vou estar fora estes próximos três dias, na segunda feira cá estarei de volta. Preciso de arejar as ideias e não só, também não vou muito longe mas, pelo menos, vai-me saber que nem ginjas, ou seja, muito bem. Só de pensar que vou para o pé do mar já me renova as energias. Mas não me esqueço de vocês, assim sendo, cá vai mais uma anedota para alegrar os meus leitores até eu chegar.


A FISIOTERAPEUTA
Duas mulheres estavam jogando golfe numa manhã de sábado. Uma delas errou a tacada e atingiu um jogador próximo. Quando a bola atingiu o homem, ele imediatamente, juntou suas mãos entre as pernas e ajoelhou-se gemendo de dor. A mulher então correu até o local e pediu desculpas, explicando que era fisioterapeuta.
- Por favor, deixe-me ajudá-lo. Sou fisioterapeuta e sei como aliviar a dor que esta sentindo! Posso fazê-lo sentir-se melhor se você deixar!
- Ummph . . oooooh . . . Não, não precisa, já vai passar. Ficarei bem em alguns minutos (disse o cara, quase sem poder respirar, mas continuando em posição fetal, com as mãos entre as pernas).
Mas ela, cheia de culpa, insistiu e ele finalmente permitiu que o ajudasse. Delicadamente, ela afastou as mãos do cara e deitou-o de lado, abrindo a braguilha da sua calça. Colocou a mão por dentro e iniciou uma massagem no saco do cara. Após alguns minutos, ela pergunta:
- Como está agora?
Ele responde:
- Hummm... Ótimo!!! Meu dedo até parou de doer...

terça-feira, setembro 09, 2008

TENTAR AGRADAR AOS OUTROS....

terça-feira, setembro 09, 2008

Ilustração de Ivone Ralha


Outro dia estava a ver o programa da Oprah onde se discutia o porquê de as pessoas não se afirmarem e tentarem só agradar aos outros. Pois é, revi-me um bocado na discussão porque até há muito pouco tempo eu me anulava quase a noventa por cento, por essa mesma razão. Achava que devia concordar com tudo e todos para ser agradável. Depois percebi que o meu trauma era por detestar discussões e por isso essa passividade. Hoje já não penso assim, felizmente, todos temos direito à nossa opinião e não é preciso discutir para dá-la. Talvez também seja a minha idade que é outra e me faça ver, que além de não ser mais jovenzinha, já tenho estatuto para poder dizer certas coisas sem as pessoas ficarem chocadas ou magoadas. Além disso, já posso dizer que não quero, que não gosto, que não me apetece, coisas que evitava ao máximo dizer ou fazer. Felizmente que os jovens já não têm essa postura actualmente. No meu tempo seria impensável dizer NÃO a que quer que fosse. Também sabemos que há limites para certas situações, mas para outras não é preciso sermos tão passivos. Também sabemos que essa passividade pode ser insegurança. Talvez. Mas lembro-me que quando era pequena éramos atirados um pouco para a selva citadina e não havia tanta compreensão como agora. Por exemplo, no jardim de infância diziam-nos para estarmos calados, e tínhamos de estar senão éramos castigados e bem. Na escola primária, por exemplo, se não respondessemos como a professora queria, era reguada nas mãos e mais nada. Tudo isso marca muito a infância. Aí poderá estar o início do caminho social para o resto da vida e é isso que temos de ponderar para que os nossos filhos e netos, não passem pelo mesmo e tenham uma vida social mais sólida, mais feliz e menos conturbada. A família pode e deve ajudar, mas os professores também têm uma quota parte de trabalho na feitura e modelagem do novo e futuro cidadão. De maneira nenhuma que se pede para os professores substituirem a família, mas darem só um empurrãozinho para que tudo corra melhor.

domingo, setembro 07, 2008

SENSATEZ!!!!!!!

domingo, setembro 07, 2008

No meio de um julgamento, pergunta o Juiz:

- O senhor chegou em casa mais cedo e encontrou a sua mulher na cama com outro homem ?
- Correto, meritíssimo! - diz o réu de cabeça baixa.
Continua o juiz:
- O senhor pegou sua arma e deu um tiro na sua mulher, matando-a na hora?
- Correto, meritíssimo! - repete o réu.
- E por que o senhor atirou nela e não no amante dela?
O réu responde:
- Senhor Juiz, me pareceu mais SENSATO matar uma mulher uma única vez, do que um homem diferente todos os dias.

Absolvido na hora!

sexta-feira, setembro 05, 2008

QUEM SABE GEOGRAFIA???

sexta-feira, setembro 05, 2008

As férias estão no fim, as aulas estão à porta e a pequenada prontinha para o início do novo ano escolar. Uns ansiosos, porque é o primeiro dias de aulas, outros porque vão rever amigos, outros ainda, mais velhinhos, a pensarem na seca dos professores que vão ter de aturar. É o costume.
No entanto, achei este bonequinho animado muito giro e não consegui resistir a pô-lo aqui para brindar os estudantes que não sabem geografia (esta devia ser para os americanos que dizem que Cuba é em África, eheheh).
Então cá vai.

domingo, agosto 31, 2008

EU APRENDI...

domingo, agosto 31, 2008


Eu aprendi...
- que ter uma criança nos braços é um dos momentos mais pacíficos do mundo;

Eu aprendi...
- que ser gentil é mais importante do que estar certo;

Eu aprendi...
- que eu sempre posso fazer uma prece por alguém quando não tenho a força para ajudá-lo de alguma outra forma;

Eu aprendi...
- que não importa quanta seriedade a vida exija de você, cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir juntos;

Eu aprendi...
- que algumas vezes tudo o que precisamos é de uma mão para segurar e um coração para nos entender;

Eu aprendi...
- que os passeios simples com meu pai em volta do quarteirão nas noites de verão, quando eu era criança, fizeram maravilhas para mim quando me tornei adulto;

Eu aprendi...
- que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos;

Eu aprendi...
- que dinheiro não compra "classe";

Eu aprendi...
- que são pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espectacular;

Eu aprendi...
- que debaixo da "casca grossa" existe uma pessoa que deseja ser apreciada, compreendida e amada;

Eu aprendi...
- que Deus não fez tudo num só dia, o que me faz pensar que eu possa?;

Eu aprendi...
- que ignorar os factos não os altera;

Eu aprendi...
- que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas está permitindo que essa pessoa continue a magoar você;

Eu aprendi...
- que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;

Eu aprendi...
- que a maneira mais fácil para eu crescer como pessoa é me cercar de gente mais inteligente do que eu;

Eu aprendi...
- que cada pessoa que a gente conhece deve ser saudada com um sorriso;

Eu aprendi...
- que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;

Eu aprendi...
- que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;

Eu aprendi...
- que as oportunidades nunca são perdidas, alguém vai aproveitar as que você perdeu;

Eu aprendi...
- que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar;

Eu aprendi...
- que devemos ter sempre palavras doces e gentis pois amanhã talvez tenhamos que engoli-las;

Eu aprendi...
- que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência;

Eu aprendi...
- que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;

Eu aprendi...
- que todos querem viver no topo da montanha, mas toda a felicidade e crescimento ocorre quando você está escalando-a;

Eu aprendi...
- que só se deve dar conselho em duas ocasiões: quando é pedido ou quando é caso de vida ou morte;

Eu aprendi...
- que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.


William Shaskeapeare

sábado, agosto 30, 2008

IDA AO CINEMA

sábado, agosto 30, 2008

Ontem fui com a neta e a filhota mais nova ao cinema. Fomos ver a "Ilha de Nim" com a Jodie Foster. Com esta diva só podia ser bom, apesar de ser um filme, como eu digo, "light", mas com ela torna-se sempre um belo de um filme. A história apesar de ser muito simples, pois é de uma miúda, a Nim, que naufragou com o pai naquela ilha acaba por ter contacto com a escritora dos livros que ela é fã. Entretanto, a escritora, Jodie Foster, sofre de agorafobia, ou seja, tem medo de sair de casa além de ter a fobia de estar sempre a limpar as mãos com antissépticos. Pronto, além de haver mais umas cenas caricatas, a partir daqui não conto mais nada, senão não tem graça.
Mas gostei muito, só a interpretação dela já vale o filme. Ah e não podia deixar de ser, o filme foi visto acompanhado com pipocas.
E temos também o caso da sala de cinema ser tão pequena que tivemos de ficar na última fila, pois se ficassemos nas filas debaixo passaríamos o filme a andar com a cabeça de um lado para o outro para acompanhar as legendas. É ridículo, não é? É a nova mania de fazerem várias salas de cinema em centros comerciais para serem rentáveis, e depois dá nisto. rsrsrsr
Mas agora pensando bem, estou a sair de casa tão pouco que a ida ao cinema torna-se um belo passeio. Tenho de rever isto, não posso ficar aqui enfiada todo o tempo, já basta quando chegar os dias de chuva que não apetece sair.

quinta-feira, agosto 28, 2008

QUE ESTEJAS EM PAZ ISA...

quinta-feira, agosto 28, 2008

Ele há coisas que são difíceis de explicar. Agora eu e a minha amiga que estávamos todas contentes de estarmos juntas, com uma alegria que saía por todos os nossos poros, eis que levámos com uma notícia de arrasar. Faleceu uma antiga colega nossa, jornalista, e mãe de outra colega. Eu explico. Eu e a minha amiga fomos colegas da jornalista Isa Meireiles quando trabalhávamos numa agência de notícias, anos depois quando ambas saímos fomos trabalhar as duas para um jornal, ficando a Isa na agência. No jornal fomos colegas da filha da Isa, a Susana, da qual nos separámos porque ficámos desempregadas, mas o contacto ficou.
Foi um duro golpe porque a nossa querida Isa era daquelas pessoas que mesmo tendo ultrapassado muitas e difíceis barreiras pela sua vida tinha um ar doce e sempre com uma palavra amiga. Mulher pequena mas sempre guerreira. Criou seis filhos sozinha e isto diz tudo.
Faleceu ontem, de repente, e o seu funeral será hoje.

"Querida Isa sei que já subiste para o plano de cima, onde quando Deus quiser todo o mundo sobe, sei também que estarás em paz, pois foste uma mulher e tanto. Que Deus te tenha no seu regaço. Paz à tua alma."

segunda-feira, agosto 25, 2008

LEMBRAM-SE???

segunda-feira, agosto 25, 2008

sábado, agosto 23, 2008

A AMIGA ESTÁ AÍ...

sábado, agosto 23, 2008

Oba!!! A minha amiga está a chegar. No domingo lá vou eu ao aeroporto buscá-la. Vai ser muito bom, desde conversas até esquecer das horas, desde passeatas até visitar lojas, como gostamos, enfim, uma data de coisas que não sei como vamos ter tempo para fazer pois ela vai estar menos tempo do que era previsto. Vamos também estar com outras amigas para a risota e também para tirar saudades, é claro. Vai-me saber muito bem esta visita.
Quando ela cá estava a nossa maneira de tirar a neura era ir às compras, às vezes até com muito pouco dinheiro, mas nem que fosse uma peça e já ficávamos contentes. Outras vezes íamos almoçar a um sítio diferente, arranjávamos sempre maneira de desanuviar o stress. Outras ainda discutíamos política, não sei como porque ela é que gosta mais do que eu de trocar ideias sobre tudo e todos. No entanto, eu achava graça porque ela dizia que eu sabia lidar com as pessoas e ela não, até me chegou a dizer que eu tinha jeito para relações públicas, nããã acho que não, não chego a tanto.
E pronto estou a contar as horitas até à chegada dela.

terça-feira, agosto 19, 2008

COMPUTADOR ESTÚPIDO

terça-feira, agosto 19, 2008

Num domingo pela manhã, o homem cortava sua relva calmamente quando sua vizinha loira e maravilhosa caminhou até a caixa de correio, abriu a caixa e fechou com força e voltou furiosa para casa.
O homem continuou lá, aparando a relva quando, de repente a musa loira voltou.
Ela caminhou bufando até a caixa de correio, abriu e socou a caixa e voltou p'ra casa batendo o pé.
Poucos minutos se passam quando a loira aparece novamente.
Com o andar impaciente, abre a caixa de correio, xinga, bate a caixa e volta queixosa.
O homem, já bastante curioso com a situação, pergunta:
- Algo errado, vizinha??????
Ao que ela responde:
- Tudo errado!!!!! Aquele f... d. p... do meu computador estúpido não pára de dizer que minha caixa de correio está cheia!!!

domingo, agosto 17, 2008

DORIVAL CAYMMI DEIXOU-NOS...

domingo, agosto 17, 2008

O grande músico, compositor e cantor Dorival Caymmi faleceu ontem, sábado dia 16, com 94 anos, no Rio de Janeiro. Ele sofria de insuficiência renal e lutava contra um cancro nos rins desde 1999, permanecendo em internamento domiciliário desde Dezembro de 2007. Era natural de Salvador da Bahia onde nasceu em 30 de Abril de 1914. Casado há 68 anos com a cantora Stella Maris tinha três filhos, sete netos e cinco bisnetos.
Em nota oficial, o Presidente do Brasil, Lula da Silva, disse ter recebido a notícia com tristeza. O Governo da Bahia decretou três dias de luto e o prefeito do Rio de Janeiro já anunciou que vai pôr o nome do cantor a uma rua do bairro do Leblon.
Caymmi deixa mais de cem composições, algumas delas bem conhecidas como o caso da canção "o que é que a baiana tem" cantada por Carmen Miranda. Além disso, homens como Caymmi não morrem ficam sempre nos corações dos brasileiros e de todos que gostavam dele.
Paz à sua alma!!!

2 a 0





E mai nada. Então não é que os nossos meninos estão-se a portar tão bem. Vieram de férias com a força toda. Ah gandas férias que foram de efeito vitamínico. E viva o Djaló!!! Ah GRANDE SPORTING, assim é que é a dar alegrias à gente. Mas hoje mereciam, estavam a jogar que era um mimo. O leão mostrou a sua raça (então não é que o dragão foi comido pelo leão?) Só espero que continuem assim.

quarta-feira, agosto 13, 2008

UM POUCO DE DOCE MEL

quarta-feira, agosto 13, 2008

Um pouquito de mel para desejar as melhoras à Evy. Esta não é preciso sair da cama para dançar, basta acompanhar a música a cantar. Um beijo.
E não só para ela, mas todo o mundo pode ouvir o videoclip.



Você tem um Brilho no Olhar, que me deixa louca
Hipinotizada e sem pensar, Tô me sentindo boba
Você tem sabor de hortelã, um gosto refrescante
Eu fico pensando em você a todo instante

Doce mel,
Doce mel você colocou em minha boca
Doce mel,
Doce mel dispertando essa paixão louca

_Chega mais, Edu e Maraial
_Banda Calypso,Joelma,Chinbinha.Prazer pra nós tá
aqui...Se é pra chorar a Gente chora...
_hahahaha

Você tem um Brilho no Olhar, que me deixa louco
Hipinotizado e sem pensar, Tô me sentindo bobo
Você tem sabor de hortelã, um gosto refrescante
Eu fico pensando em você a todo instante

Doce mel,
Doce mel você colocou em minha boca
Doce mel,
Doce mel dispertando essa paixão louca

Quero me dar todo pra você, Te amo tanto que nem sei
dizer, como expressar todo esse amor oooo

Doce mel,
Doce mel você colocou em minha boca
Doce mel,
Doce mel dispertando essa paixão louca

terça-feira, agosto 12, 2008

FAMÍLIA DE FÉRIAS

terça-feira, agosto 12, 2008

A filha mais velha foi de férias com o marido e a filha e por acréscimo quis levar a irmã com ela, só que hoje, pela primeira vez, estou a viver a sensação do que é estar sem os filhos, neste caso as filhas, e sem a neta. É uma sensação esquisita já que costumamos estar, por este ou aquele motivo, juntos mesmo em férias. Sinto que me falta qualquer coisa e não sei o quê, mas tenho de me acostumar pois qualquer dia a mais nova forma também família e lá fico eu sozinha com o marido. Por um lado, é uma sensação de dever cumprido, mas que se esfuma quando sentimos a falta... a falta das pequenas conversas, como o de perguntar o que "queres comer?" ou ainda já "fizeste isto ou aquilo?", enfim, todos aquelas pequenas coisas do dia a dia. Até mesmo quando queremos um carinho e nos dizem "que chata já não sou criança", mas que nos orgulhamos quando vêm ter connosco a pedir conselhos.
Engraçado, estava aqui a pensar já tenho mais anos em que sou mãe do que de solteira sem filhos. Talvez seja este costume maternal que vou levar tempo a me desacostumar, sim, porque mãe serei até andar por aqui neste mundo.
Sei também que tenho de me ocupar com outras coisas e isso aqui o meu "pretinho" é fantástico. Posso passear pelo mundo inteiro sem sair da cadeira, posso fazer visitas a mil e uma coisas, posso ouvir música e até posso ver televisão e filmes. Que mais eu quero? Se não me apetecer estar por estas bandas ainda posso ler. Melhor só no paraíso. Só me falta uma coisinha, poder arranjar maneira de pôr uma rede brasileira ou na sala ou no escritório, mas aí não sei não.
Mas voltando à minha sensação de vazio e pensando melhor, há que lutar para preencher esse buraquinho que mais não é do que de mãe galinha. É normal os filhos um dia saírem de casa, eu sei, mas como animais de hábitos que nós humanos somos, há que arranjar outros hábitos que nos preencham a vida, sem deixar de continuar a ter os nossos filhos no coração, sem deixar de lhes dar mimo, sem deixar de lhe darmos a atenção que precisam. É que mesmo crescidos precisam sempre do apoio dos pais. Eu que já sou avó e apesar de estar muito pouco com a minha mãe ainda me sabe bem ter o apoio dela, nem que seja por uma simples palavra.

sábado, agosto 09, 2008

PALAVRAS AMIGAS

sábado, agosto 09, 2008

Em Abril, Maya Angelou foi entrevistada pela Oprah no seu 70º aniversário. Oprah perguntou-lhe o que pensava sobre o envelhecimento e, ela respondeu que era "excitante".
Relativamente às alterações corporais, disse que eram muitas e que ocorriam todos os dias... Como os seus seios, parecia-lhe estarem numa corrida para descobrirem qual deles chegaria primeiro à cintura...
(A audiência riu tanto que até chorou.)

Ela é uma mulher tão simples, com tanta sabedoria nas palavras!
Maya Angelou disse:
- Aprendi que apesar do que quer que aconteça, e do quanto pareça mau, a vida continua e será melhor amanhã.
- Aprendi que se pode conhecer bastante bem uma pessoa a partir da forma como ele ou ela reage em três situações: num dia de chuva, com bagagem perdida e na forma como desembaraça as luzes de Natal.
- Aprendi que independentemente da forma como te relacionas com os teus parentes, vais sentir a falta deles quando sairem da tua vida.
- Aprendi que "fazer pela vida" não é o mesmo que "fazer uma vida".
- Aprendi que a vida às vezes dá-te uma segunda oportunidade.
- Aprendi que não deves viver a vida com uma luva de "apanhador" em
cada mão, deves ter a possibilidade de poder atirar (devolver) alguma coisa.
- Aprendi que sempre que decido alguma coisa de coração aberto, normalmente tomo a decisão acertada.
- Aprendi que, mesmo quando tenho dores, não tenho que ser uma dor.
- Aprendi que todos os dias devemos tentar tocar alguém, as pessoas adoram um abraço quente ou uma simples pancadinha nas costas.
- Aprendi que ainda tenho muito para aprender.

- Aprendi que as pessoas esquecerão o que disseste, esquecerão o que fizeste, mas nunca esquecerão o que lhes fizeste sentir.

terça-feira, agosto 05, 2008

SAUDADES BRASILEIRAS

terça-feira, agosto 05, 2008

Não sou nem nunca serei poeta, mas fiz estes versinhos para uma amiguinha que como eu gostamos de ficar acordadas até tarde. Eu aqui neste jardim à beira mar plantado, ela no outro lado do aceano, dizem, no país de Deus. Eu concordo. País que terá os seus defeitos, assim como o nosso, mas tem muitas virtudes. É lindo de morrer. Eu sei, eu sei, também temos coisas bonitas, mas lá é outro mundo. E como sempre tenho saudades, muitas saudades.

Da madrugada eu estou,
Os meus sonhos fabrico,
Este meu acordar ficou
Mais feliz e mais rico.

domingo, agosto 03, 2008

HOJE ESTOU EM BAIXO

domingo, agosto 03, 2008

Hoje estou um pouco em baixo, o sistema nervoso está a dar de si, presumo que seja a tiróide a fazer das dela. Mas como não sou de ficar em baixo decidi que havia de levantar o meu astral, e para mim, nada melhor do que ouvir uma músiquinha, daquelas que fazem levantar os pés do chão. Como também achei bem engraçado o teledisco aqui compartilho com vocês esta dita cuja. Pois, lá teria de ser uma brasileirada, mas eu gosto, o que é que eu hei-de fazer? Aproveitem, levantem os pés do chão e toca a dançar, se não tiver par também não faz mal dança sozinho(a).


sexta-feira, agosto 01, 2008

NÃO BASTA TER UM BOM ADVOGADO...

sexta-feira, agosto 01, 2008

Um réu estava sendo julgado por assassinato em Inglaterra. Haviam fortes evidências sobre a sua culpa, mas o cadáver não aparecera.
Quase no final da sua sustentação oral, o advogado, temeroso de que seu cliente fosse condenado, recorreu a um truque:
- Senhoras e senhores do júri, eu tenho uma surpresa para todos vocês, disse o advogado, olhando para o seu relógio.

- Dentro de um minuto, a pessoa presumivelmente assassinada neste caso, vai entrar neste Tribunal.
E olhou para a porta. Os jurados, surpresos, também ansiosos, ficaram olhando para a porta. Um minuto passou.... Nada aconteceu.
O advogado, então, completou:
- Realmente, eu falei e todos vocês olharam com expectativa. Portanto, ficou claro que vocês têm dúvida neste caso, se alguém realmente foi morto. Por isso insisto para que vocês considerem o meu cliente inocente.
Os jurados, visivelmente surpresos, retiraram-se para a decisão final. Alguns minutos depois, o júri voltou e pronunciou o veredicto:
- Culpado!
- Como?, perguntou o advogado.
- Vocês estavam em dúvida, eu vi todos vocês olharem fixamente para a porta!
E o Juiz esclareceu:
- Sim, todos nós olhamos para a porta, mas o seu cliente não...

MORAL DA HISTÓRIA: "Não basta ter um bom advogado, o cliente tem de colaborar....

quarta-feira, julho 30, 2008

E VOCÊ, O QUE PENSA? ...MEDITE!

quarta-feira, julho 30, 2008

Eduardo Prado Coelho, antes de morrer, teve a lucidez de nos deixar esta reflexão sobre nós todos.

Precisa-se de matéria prima para construir um País
Eduardo Prado Coelho - in Público

A crença geral anterior era de que Santana Lopes não servia, bem como Cavaco, Durão e Guterres. Agora dizemos que Sócrates não serve. E o que vier depois de Sócrates também não servirá para nada.
Por isso começo a suspeitar que o problema não está no trapalhão que foi Santana Lopes ou na farsa que é o Sócrates.
O problema está em nós. Nós como povo. Nós como matéria prima de um país. Porque pertenço a um país onde a esperteza é a moeda sempre valorizada, tanto ou mais do que o euro.
Um país onde ficar rico da noite para o dia é uma virtude mais apreciada do que formar uma família baseada em valores e respeito aos demais. Pertenço a um país onde, lamentavelmente, os jornais jamais poderão ser vendidos como em outros países, isto é, pondo umas caixas nos passeios onde se paga por um só jornal e se tira um só jornal, deixando-se os demais onde estão.
Pertenço ao país onde as empresas privadas são fornecedoras particulares dos seus empregados pouco honestos, que levam para casa, como se fosse correcto, folhas de papel, lápis, canetas, clips e tudo o que possa ser útil para os trabalhos de escola dos filhos ....e para eles mesmos. Pertenço a um país onde as pessoas se sentem espertas porque conseguiram comprar um descodificador falso da TV Cabo, onde se frauda a declaração de IRS para não pagar ou pagar menos impostos.
Pertenço a um país:
- Onde a falta de pontualidade é um hábito;
- Onde os directores das empresas não valorizam o capital humano.
- Onde há pouco interesse pela ecologia, onde as pessoas atiram lixo nas ruas e, depois, reclamam do governo por não limpar os esgotos.
- Onde pessoas se queixam que a luz e a água são serviços caros.
- Onde não existe a cultura pela leitura (onde os nossos jovens dizem que é 'muito chato ter que ler') e não há consciência nem memória política, histórica nem económica.
- Onde os nossos políticos trabalham dois dias por semana para aprovar projectos e leis que só servem para caçar os pobres, arreliar a classe média e beneficiar alguns. Pertenço a um país onde as cartas de condução e as declarações médicas podem ser 'compradas', sem se fazer qualquer exame.
- Um país onde uma pessoa de idade avançada, ou uma mulher com uma criança nos braços, ou um inválido, fica em pé no autocarro, enquanto a pessoa que está sentada finge que dorme para não lhe dar o lugar.
- Um país no qual a prioridade de passagem é para o carro e não para o peão.
- Um país onde fazemos muitas coisas erradas, mas estamos sempre a criticar os nossos governantes.
- Quanto mais analiso os defeitos de Santana Lopes e de Sócrates, melhor me sinto como pessoa, apesar de que ainda ontem corrompi um guarda de trânsito para não ser multado.
- Quanto mais digo o quanto o Cavaco é culpado, melhor sou eu como português, apesar de que ainda hoje pela manhã explorei um cliente que confiava em mim, o que me ajudou a pagar algumas dívidas.
Não. Não. Não. Já basta.
Como 'matéria prima' de um país, temos muitas coisas boas, mas falta muito para sermos os homens e as mulheres que o nosso país precisa.
Esses defeitos, essa 'chico-espertertice portuguesa' congénita, essa desonestidade em pequena escala, que depois cresce e evolui até se converter em casos escandalosos na política, essa falta de qualidade humana, mais do que Santana, Guterres, Cavaco ou Sócrates, é que é real e honestamente má, porque todos eles são portugueses como nós, eleitos por nós. Nascidos aqui, não noutra parte...
Fico triste.
Porque, ainda que Sócrates se fosse embora hoje, o próximo que o suceder terá que continuar a trabalhar com a mesma matéria prima defeituosa que, como povo, somos nós mesmos.
E não poderá fazer nada...
Não tenho nenhuma garantia de que alguém possa fazer melhor, mas enquanto alguém não sinalizar um caminho destinado a erradicar primeiro os vícios que temos como povo, ninguém servirá.
Nem serviu Santana, nem serviu Guterres, não serviu Cavaco, nem serve Sócrates e nem servirá o que vier.
Qual é a alternativa?
Precisamos de mais um ditador, para que nos faça cumprir a lei com a força e por meio do terror?
Aqui faz falta outra coisa. E enquanto essa 'outra coisa' não comece a surgir de baixo para cima, ou de cima para baixo, ou do centro para os lados, ou como queiram, seguiremos igualmente condenados, igualmente estancados....igualmente abusados!
É muito bom ser português. Mas quando essa portugalidade autóctone começa a ser um empecilho às nossas possibilidades de desenvolvimento como Nação, então tudo muda...
Não esperemos acender uma vela a todos os santos, a ver se nos mandam um messias.
Nós temos que mudar. Um novo governante com os mesmos portugueses nada poderá fazer.
Está muito claro... Somos nós que temos que mudar.
Sim, creio que isto encaixa muito bem em tudo o que anda a acontecer-nos:
Desculpamos a mediocridade de programas de televisão nefastos e, francamente, tolerantes com o fracasso.
É a indústria da desculpa e da estupidez.
Agora, depois desta mensagem, francamente, decidi procurar o responsável, não para o castigar, mas para lhe exigir (sim, exigir) que melhore o seu comportamento e que não se faça de mouco, de desentendido.
Sim, decidi procurar o responsável e estou seguro de que o encontrarei quando me olhar ao espelho.
Aí está. Não preciso procurá-lo noutro lado.
E você, o que pensa?....medite!

Eduardo Prado Coelho.

sábado, julho 26, 2008

DIA MUNDIAL DOS AVÓS

sábado, julho 26, 2008

Mais um dia Mundial dos avós. Era para preparar um texto com todo o cuidado para celebrar este dia, mas o tempo foi escasso e não tive tempo. Fica para o ano. No entanto, para mim o dia dos avós são todos os dias. Mas se há dias para tudo e para todos porque não o dos avós. Eu tive pena de só ter conhecido o meu avô materno e ele faleceu eu era muito jovem. Além disso, vivíamos em sítos diferentes, a distância não era muito pequena e por isso o contacto também não foi muito. Mas tenho, ainda hoje, muita pena de não ter conhecido os outros meus avós. Principalmente a minha avó materna, que segundo dizem era um doce. Mas a vida não quis assim, paciência. Hoje, já sou avó e muito babada. Os netos acabam sempre por serem os nossos segundos filhos, mas já sem aquela responsabilidade maior, pois para isso estão lá os respectivos pais. Mas é uma delícia quando eles nos começam a chamar ainda com uma vozita pequena, quando começam a andar, quando se riem para nós, como eles fazem para nos driblar a pedir coisas que os pais não dão. Enfim, aquelas pequenas coisas que nós, avós, fechamos um olho e acabamos na volta por lhes dar. E não venha cá ninguém dizer que não faz, porque faz.

Portanto, viva os avós e os netos!

quinta-feira, julho 24, 2008

MAIS UM DIA

quinta-feira, julho 24, 2008

Ontem fui arejar. Soube bem. Aproveitei para ir ao cabeleireiro, pois já precisava do cabelo cortado. Parecia uma velha com o cabelo quase pelos ombros, é que o meu cabelo é um pouco para o farto e faz volume. Se fosse um cabelo liso se calhar até não ficaria muito mal, mas assim é complicado, só com um belo corte é que fica em condições. A neta que foi comigo no fim já dizia: "oh avó estás muito melhor até pareces outra". Fiquei babada, não é? Eu que até estou bem gorduchinha e ouvir assim um elogio, sabe bem e ainda mais da neta. Seguiu-se o almocinho e depois fomos para as compras. Ui, esta parte é a que gosto mais, mas ir para estes sítios com crianças é dose. Ao fim de um tempo já estão pelos cabelos e põem-nos também a nós. Foi o que aconteceu, mas lá consegui que ela ficasse um pouco mais. É que fiz um pouquinho de chantagem, se ela andasse comigo eu comprava-lhe o peluche que ela queria. É mau, eu sei e por norma não faço isso, mas apetecia-me mesmo andar por ali. Bom, mas correu tudo bem e no fim lá vinha ela toda contente com o peluche que queria e eu com algumas compras que precisava.

Chegadas a casa, criança para a banheira. Enquanto ela estava de molho eu pensava: "tens de fazer isto mais vezes mesmo que não seja para comprar nada. Estás a ficar muito em casa e não pode ser". Pois é, só que eu ontem tinha carro e não fiquei dependente dos transportes públicos com uma criança atrás, que não dá jeito nenhum. E não é que o tempo passou num ápice?

segunda-feira, julho 21, 2008

O UNICO DEFEITO DAS MULHERES

segunda-feira, julho 21, 2008

Olá acabei de receber este mail que dedico a todas as mulheres, pois o achei fantástico. Acho que reproduz bem como nós mulheres somos. Não sei quem é o autor do texto, mas não creio que tenha sido feito por um homem, mas também se foi não há crise, ele define bem as mulheres. Então cá vai:


Quando Deus fez a mulher, já estava a trabalhar há seis dias consecutivos. Apareceu um anjo que lhe perguntou:
'Deus, porque estás a perder tanto tempo com esta criação?'
Ao que Deus respondeu:
'Já viste a minha lista de especificações para este projecto? Ela tem que ser completamente lavável, mas sem ser de plástico, tem mais de 200 partes móveis, todas substituíveis, e é capaz de sobreviver à base de coca-cola light e restos de comida, tem um colo capaz de segurar em quatro crianças ao mesmo tempo, tem um beijo capaz de curar qualquer coisa desde um arranhão no joelho a um coração ferido e faz isto tudo apenas com duas mãos.'
O anjo ficou estupefacto com estas especificações.
'Só duas mãos!? Impossível! E esse é apenas o modelo normal? É muito trabalho só para um dia. É melhor acabares só amanhã.'
'Nem pensar', protestou Deus. 'Estou quase a acabar esta criação que me é tão querida. Ela já é capaz de se curar a si própria quando fica doente e consegue trabalhar 18 horas por dia.'
O anjo aproximou-se e tocou na mulher.
'Mas fizeste-a tão macia e delicada, meu Deus'.
'Sim, mas também pode ser muito resistente. Nem fazes ideia o que ela pode fazer e aguentar.'
'E ela vai ser capaz de pensar?' perguntou o anjo.
'Não só é capaz de pensar como é capaz de negociar e convencer'
O anjo então reparou num pormenor e tocou na cara da mulher.
'Ups, parece que tens uma fuga neste modelo. Eu disse-te que estavas a tentar fazer demais numa criatura só.'
'Isso não é uma fuga, é uma lágrima.'
'E para que é que isso serve?' perguntou o anjo.
'A lágrima é o seu modo de exprimir alegria, pena, dor, desilusão, amor, solidão, luto e orgulho.´
O anjo estava impressionado.
'És um génio, Deus. Pensaste em tudo.'
E de facto as mulheres são verdadeiramente espantosas. Têm capacidades que surpreendem os homens. Carregam fardos e dificuldades, mas mantendo um clima de felicidade, amor e alegria. Sorriem quando querem gritar. Cantam quando querem chorar. Choram quando estão felizes e riem quando estão nervosas. Lutam por aquilo em que acreditam e não aguentam injustiças. Não aceitam um 'não' quando acreditam que existe uma solução melhor. Prescindem de tudo para dar à família. Vão com um amigo assustado ao médico. Amam incondicionalmente. Choram quando os seus filhos são os melhores e aplaudem quando um amigo ganha um prémio. Ficam radiantes quando nasce um bebé ou quando alguém se casa. Ficam devastadas com a morte de alguém querido, mas mantêm a força além de todos os limites. Sabem que um abraço e um beijo pode curar qualquer desgosto.
Existem mulheres de todos os formatos, tamanhos e cores.
Elas conduzem, voam, andam e correm ou mandam e-mails só para mostrar que se preocupam contigo. O coração de uma mulher mantém este mundo a andar. Elas trazem alegria, esperança e amor. Dão apoio moral à sua família e amigos. As mulheres têm coisas vitais a dizer e tudo para dar.
NO ENTANTO, EXISTE UM DEFEITO NAS MULHERES...

* É QUE ELAS SE ESQUECEM CONSTANTEMENTE DO SEU VALOR!*

domingo, julho 20, 2008

PENSAMENTO DA SEMANA

domingo, julho 20, 2008

Comece por fazer o que é necessário,
depois o que é possível
e de repente estará a fazer o impossível.

domingo, julho 13, 2008

DESAFIO DA CRIS

domingo, julho 13, 2008

Respondendo ao desafio da Cris, que me pede para enumerar 8 coisas que gostaria de fazer antes de morrer. Ora vejamos:
1 - Ter mais um neto
2 - Viajar muito
3 - Ter uma casa num sítio sossegado, de preferência no Brasil
4 - Ainda trabalhar uns anitos no sector de turismo
5 - Aprender bem o inglês
6 - Adorava ter uma casa para fazer tertúlias com os amigos
7 - Ter saúde
8 - Também gostava de fazer voluntariado com bébés
9 - E o principal, ter dinheiro para isto tudo
Agora, a quem vou passar o desafio? Pinky, Mary Mary, Evelyne, Susana e todos que queiram responder.

quarta-feira, julho 09, 2008

VERÃO

quarta-feira, julho 09, 2008

Estou em casa há muito tempo, dias e dias sem sair. Sabe bem, mas acabo por me sentir só. Este "rame rame" caseiro tem os seus prós e os seus contras.
Sabe bem estar em casa fazer o que nos apetece e quando queremos. Sabe bem ler ou ouvir música, baixo ou alto, conforme o estado de espírito. Sabe bem quando apetece comer ou beber sem nada que nos impeça ou nos critique. Sabe bem poder andar pela casa com mais ou menos roupa. Sabe bem ver televisão ou os programas que mais gostamos. Sabe bem pensar ou dormir consoante a disposição.
Mas puxa, viver é só isto?
Não, acho que não. Está-me a fazer falta sair do meu casulo. Está-me a fazer falta uns passeios à beira mar. Está-me a fazer falta umas boas gargalhadas com os amigos. Está-me a fazer falta convívio. Enfim, está-me a fazer falta viver.
Isto deve ser do verão, põe-me em ebulição e num frenesim de viver, viver. Deve ser consequência de ter tido uma infância também muito caseira, foram dias difíceis mas já passaram e eu não costumo estar muito presa ao passado, mas apetece-me pensar que estou destinada a ficar sempre em casa. E o hábito já é tão grande que estou com medo de um dia já não me apetecer sair de casa.

quarta-feira, julho 02, 2008

OLÁ

quarta-feira, julho 02, 2008

Olá a todos. Tenho andado sumida, mas por várias razões.
Começando pelo princípio, e desde que aqui o meu "pretinho" foi novamente formatado, já aconteceram várias peripécias. Desde pequenos ajustes até não conseguir gravar nada nos dvd´s, ou gravando e depois não aparecer nada, até entrarem vírus e ter-se de mudar de anti-virus, acho que tudo me aconteceu e como calculam nessas ocasiões não há tempo para ler ninguém. Estou cá a pensar que deitaram mau olhado ao computador. Só não o posso é lavar com sal grosso dava conta aqui do "bichinho".
Ah! Mas não fica por aqui. Para compôr o ramalhete, o meu marido tinha-me arranjado um carro, já usado claro, mas para mim seria novo, e estava a fazer pequenos arranjos e a prepará-lo para a pintura e como eu tinha o carro dele para andar, andava ele com o meu até estar bom. Resultado: foi roubado aqui do pé da porta. Ai que raiva. Bom, mas pensei cá para os meus botões: "menina não te vais arreliar que o carro vai aparecer". O marido pôs logo os conhecimentos dele em campo e ao fim de uma semana o carro apareceu. Bem, desta o problema está resolvido. Mas não ficamos por aqui. Logo a seguir apanhei uma gripalhada que tenho estado de cama. Agora, já estou melhor e espero que as coisas se concertem. Os problemas quando aparecem, parece que vêm em catadupa. Arre!!!