sábado, junho 10, 2006

SÃO BRÁS

sábado, junho 10, 2006


Não é só a nossa querida DIA, mais conhecida como T(ralha), que mora em santidade, ela com a sua Santa Marta e eu com o meu São Brás. Como não conhecia nada deste santo tive curiosidade em saber a vida do santo e de que era ele padroeiro. E aqui vai a sua história:

SÃO BRÁS, Bispo de Sebaste e Mártir
Comemora-se no dia 3 de fevereiro
São Brás nasceu em Sebaste, na Arménia no século III, no seio de uma família pomposa, de pais nobres, recebeu educação cristã e se consagrou Bispo quando era ainda muito jovem.
Como profissional da medicina usava os seus conhecimentos médicos para resgatar a saúde, não só do corpo, mas também a da alma, pois se ocupava de evangelizar os pacientes.
Ao começar a perseguição aos cristãos, por inspiração divina, retirou-se para uma cova nas montanhas, frequentada por feras selvagens, às quais o santo atendia e curava quando estavam doentes. Porém ao ser descoberto pelos soldados disse: "Sede benditos, vós me trazeis uma boa-nova: que Jesus Cristo quer que o meu corpo seja imolado como hóstia de louvor". Estes ao inteirarem-se que ele era cristão, conduziram-no diante do governador Agrícola, que o mandou açoitar e ser preso no calabouço, privado de alimentos. Logo foi torturado para que negasse a sua fé, mas o santo manteve-se firme, o que implicou posteriormente a ordem para que fosse decapitado. Já processado e condenado, São Brás enfrentou, sem trair a fé em Jesus, muitas torturas, até mesmo a de arrancarem com dentes de ferro pedaços de sua carne, até ser degolado em 316.
São Brás foi um Pastor muito querido pelos fiéis de sua grei. Durante o seu cativeiro, na escuridão do calabouço, obteve de presente de algum de seus amigos um par de velas,
as quais recebia luz e calor. Por isso, na representação iconográfica, o santo aparece portando duas candeias.
São Brás é conhecido como protetor da garganta, justamente porque, ao dirigir-se para o martírio, lhe foi apresentada uma mãe desesperada com seu filho, que estava sufocado por uma espinha de peixe entalada na garganta; diante desta situação o Santo em Deus curou milagrosamente a criança.

1 comentário:

pinky disse...

eu adoro estas histórias, e como moro num bairro com nome de santa tb me vou por á descoberta pk despertas-te a minha curiosidade.
a minha santa é a santa catarina, nome do meu bairro.