quinta-feira, abril 27, 2006

EDUCAÇÃO

quinta-feira, abril 27, 2006

Às vezes não há pachorra para ouvir certas coisas, ainda mais de uma pessoa idosa. E não só. Hoje estava eu a acabar de chegar ao restaurante onde costumo almoçar com as minhas colegas e ouço um velhote, para aí na casa de uns 80 anos a discutir com o empregado. Primeiro não liguei muito, pois há velhotes que falam muito alto e eu penso sempre o melhor das pessoas, ainda mais que o dito empregado é extremamente simpático, mas depois de me sentar chamou-me a atenção a falta de educação do dito velhote, que eu não cheguei a perceber muito bem o que ele queria. Se era algum prato que não vinha na lista ou se ele queria alguma coisa que ele impunha e o empregado dizia que não podia ser. Ficou tão danado que até asneiras dizia, mas acabou por insistir com o pobre do Leandro, assim se chama o empregado, para ver outra vez a lista e outra vez acabou por não conseguir o queria e novo churrilho de asneiras. A ira era tanta que acabou por pedir quanto custava a água que estava bebendo, pagou mas continuou sentado a acabar de beber a dita cuja.
Entretanto, com ele estava uma senhora, que não percebi muito bem se era familiar ou empregada, que assim que ele pediu a conta da água levantou-se logo e esperou que sua alteza real se levantasse, pareceu-me mesmo que ela estava incomodada com o sucedido, mas ao mesmo tempo parecia habituada a estas cenas. Depois disto tudo, lá levantou a bundona da cadeira ajudado pela senhora e foi-se embora dizendo que este País era uma MERDA!! que aqui não íamos a lado nenhum, enfim tudo o que lhe veio à cabeça.
Ora segundo a regra da boa educação, o ser-se idoso não lhe dá o direito de ser malcriado com tudo e com todos.

Isto passou-se nas costas da minha colega, mas não fica por aqui, é que nas minhas costas estava a passar-se outro episódio. Na mesma altura, estava um senhor aflito a tocar a busina porque queria sair com o carro e não podia, tinha outro atrás a tapar-lhe a passagem. O pobre do homem esteve para ali a tocar a buzina mais de 10 a 15 minutos e nada. A minha colega ficou de sentinela para ver quem era a beleza de hortaliça que não ouvia a buzina. Depois deste tempo todo lá apareceu um jovem com a namorada na maior das calmas. Foi abrir a bagageira para pôr lá o casaco e só depois, com toda a calma do mundo dignou-se entrar no carro e ir embora. (Só me apetecia era ter-lhe dado um estalo, não só pela atitude mas também pela arrogância que demonstrava)
Pois é, como diz a minha colega a educação vem do berço e este não devia ter nenhuma. E ela tem toda a razão a falta de educação está impregnada por aí.
É nestas pequeninas coisas que se vê a boa educação de cada um e é tão fácil, às vezes basta um pequeno gesto para resolver grandes questões.

4 comentários:

pinky disse...

tens razão, é nas pequenas coisas do dia a dia que se avalia a educação das pessoas.A idade não é de facto sinónimo de educação, conheço crianças e jovens muito mais bem educadas do que esse senhor.
quanto ao rapaz da buzina, já me vi numa situação dessas, e como fico doida com essas situações, agora buzino durante uns minutos, senão aparecer ningué, telefono imediatamente para a policia.
depois de uma vez ter estado quase 1 hora á espera de alguém tirar o carro q me tapava e depois esse alguém ter ficado furioso por eu ter chamado a policia fez-me vêr q de facto essa é a atitude a tomar.
emergências toda a gente tem, por isso o beneficio da buzinadela e de alguns minutos, a partir daí já é má vontade e falta de preocupação de quem tapa.

blackpanther disse...

Por falar em educação e na velhice que, afinal, não deve ser posto para a má educação... Há tempos tive um episódio curioso numa esplanada no Chiado. Um senhor de idade pediu-me dinheiro e eu respondi,delicadamente, que não dava. Indignado, o "velhote" respondeu-me: "Filha de uma P... e de um Cabr..." Ainda lhe fiz frente e perguntei: "Desculpe???!!!" Mas achei que, se me indignasse e lhe respondesse à letra, iria ter todos contra mim. É que o senhor era "velhote". Enfim! A idade não traz educação a quem, se calhar, nunca a teve...

AnadoCastelo disse...

Olá blackpanther obrigado por vires visitar o meu castelo, espero que gostes e continues.
Jokas

Mary Mary disse...

Eu lido com essas más criações muitas vezes. É da pessoa ficar com cabelos brancos com a raiva. As pessoas estão cada vez mais malcriadas. E os piores são os velhotes. Nunca tinha tido tantos problemas e tantas má criações como este ano no CCB. Enfim, espero que isto melhore!