sexta-feira, junho 23, 2006

MUNDO VIRTUAL

sexta-feira, junho 23, 2006

Esta chegou-me através da net, mas dá que pensar. Ora vejam.

Entrei apressado e com muita fome no restaurante.
Escolhi uma mesa bem afastada do movimento, pois queria aproveitar os poucos minutos que dispunha naquele dia atribulado, para comer e consertar alguns bugs de programação de um sistema que estava a desenvolver, além de planear a minha viagem de férias que à tempos não sei o que são.
Pedi um filé de salmão com alcaparras na manteiga, uma salada e um sumo de laranja, afinal de contas fome é fome, mas regime é regime não é?
Abri o meu notebook e levei um susto com aquela voz baixinha atrás de mim:
- Tio, dá uma moedinha?
- Não tenho, menino.
- Só uma moedinha para comprar um pão.
- Esta bem, compro-te um.
Para variar, a minha caixa de entrada esta cheia de e-mails.
Fico distraído vendo poesias, as formatações lindas, dando risadas com as piadas malucas.Ah! Essa música leva-me a Londres e a boas lembranças de tempos idos.
- Tio, peça para colocar margarina e queijo também.
Percebi então que o menino tinha ficado ali.
- Ok. Vou pedir, mas depois deixe-me trabalhar, estou muito ocupado, tá?
Chega a minha refeição e junto com ela o meu constrangimento.
Faço o pedido do menino, e o garçom pergunta-me se quero que mande o garoto ir embora.
Meus resquícios de consciência, impedem-me de dizer. Digo que esta tudo bem.
Deixe-o ficar. Que traga o pão e, mais uma refeição decente para ele.
Então ele sentou-se á minha frente e perguntou:
- Tio o que está a fazer?
- Estou a ler uns e-mails.
- O que são e-mails?
- São mensagens electrónicas mandadas por pessoas via Internet (sabia que ele não ia entender nada, mas, a título de livrar-me de maiores questionários disse):
- É como se fosse uma carta, só que via Internet.
- Tio você tem Internet?
- Tenho sim, é essencial ao mundo de hoje.
- O que é Internet ?
- É um local no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar, aprender. Tem de tudo no mundo virtual.
- E o que é virtual?
Resolvo dar uma explicação simplificada, novamente na certeza que ele pouco vai entender e vai-me libertar para eu poder comer a minha refeição, sem culpas.
- Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos pegar ou tocar. É lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer. Criamos as nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamos que fosse.
- Espetáculo isso. Gostei!
- Rapaz, entendeste o que é virtual?
- Sim, também vivo neste mundo virtual.
- Tens computador?
- Não, mas o meu mundo também é assim... Virtual.
A minha mãe fica todo dia fora, só chega muito tarde, quase não a vejo, eu fico a cuidar do meu irmão pequeno que passa o dia a chorar de fome e eu dou-lhe água para ele pensar que é sopa; a minha irmã mais velha sai todos os dias, diz que vai vender o corpo, mas não entendo, pois ela volta sempre com o corpo; o meu pai está na cadeia há muito tempo, mas eu imagino sempre a nossa família toda junta em casa, com muita comida, muitos brinquedos, de Natal e eu a ir para a escola para um dia ser medico. Isso é virtual não é tio?
Fechei o meu notebook, não antes que a lágrimas caíssem sobre o teclado.
Esperei que o menino terminasse de literalmente "devorar" o prato dele, paguei a conta, e dei o troco ao garoto, que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que já recebi na vida e com um "Obrigado tio você é porreiro!".
Ali, naquela instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel rodeia-nos de verdade e fazemos de conta que não percebemos!

Gostaram? Eu gostei.

1 comentário:

pinky disse...

é de partir o coração! não podemos ajudar o mundo todo mas podemos sempre ajudar alguém!