terça-feira, janeiro 09, 2007

MÚSICA NACIONAL

terça-feira, janeiro 09, 2007

É engraçado como muitas vezes desprezamos aquilo a que chamamos produto nacional. Eu explico. A minha irmã e a minha mãe são fãs da chamada música pimba, como Marco Paulo e Tony Carreira. A minha irmã que é muio contida com o dinheiro chega a achar normal gastar seja o que for para ver um concerto de Tony Carreira. Até aqui tudo bem, até porque não é sobre estes dois cantores que quero falar. O que eu quero dizer é que ouvimos demais música importada que esquecemos da nossa própria música. Sim, porque temos boa música. E perguntam-me vocês, qual? Temos para todos os gostos, temos a pimba, a música ligeira como Rui Veloso, Luis Represas, Madredeus, Xutos & Pontapés, para quem gosta do género, Dulces Pontes e tantos outros que não vou pôr aqui senão não há blogue que chegue. E ainda temos na música clássica Fernando Lopes Graça, este o mais conhecido. E claro, não me posso esquecer do fado. Este é sem dúvida o bilhete de entrada para o turista, porque não há uma única agência de viagens que não tenha o "by night" para levar o turista a jantar num restaurante típico e ouvir o fado.
Voltando à música pimba e voltando também a falar nos dois cantores que mencionei em cima, ninguém diz que gosta de música deles, mas a verdades é que eles vendem e esgotam espectáculos, quer me parecer que há muita gente que diz que não gosta e depois deve de a ouvir às escondidas.
A chamada música ligeira, e peço desculpa a quem percebe de núsica destas minhas classificações músicais, mas é só para sintetisar, é música muito bonita e que não envergonha nénhum de nós lá fora. E só nos envergonha quando fazem música para festivais e depois de a canção ganhar tanto a querem pôr melhor e só fazem pior. Por isso ficamos sempre penalizados.
Música clássica, essa é só para alguns, pois esse tipo de música tem de se aprender primeiro a gostar e só depois se ouve.
Quanto ao fado, é como a moda, se está na moda toda a gente ouve, se não está há um certo tempo que não se houve. E se nós temos bons fadistas!!!
E tudo isto para quê? Só para dizer que temos de ouvir mais música portuguesa.

P.S. Eu também me penetencio porque também ouço muita música estrangeira.

1 comentário:

Anónimo disse...

Apesar de grande parte das minhas referências musicais serem anglo-saxónicas, nunca deixei de ouvir música nacional em grande quantidade. Sou completamente fascinado pelos Madredeus e seu mentor Pedro Ayres Magalhães e tenho imensas saudades da Sétima Legião.