quinta-feira, fevereiro 01, 2007

FLORES

quinta-feira, fevereiro 01, 2007


As coisas estão melhores a mãe já está em casa, o marido está melhor e eu também. A vida continua normal seguindo o seu ritmo.
De maneira, e pensando que falta mais ou menos um mês para a Primavera, lembrei-me de flores. Adoro flores. E como não poderia deixar de ser, aqui vai a descrição da minha flor preferida. A rosa:
A rosa é uma das flores mais populares no mundo, cultivada desde a Antigüidade. A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há 5.000 anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Fosseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos.
Cientificamente, as rosas pertencem à família Rosaceae e ao gênero Rosa, com mais de 100 espécies, e milhares de variedades, híbridos e cultivares. São arbustos ou trepadeiras, providos de acúleos. As folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados. As flores, na maior parte das vezes, são solitárias. Apresentam originalmente 5 pétalas, muitos estames e um ovário ínfero. Os frutos são pequenos, normalmente vermelhos, algumas vezes comestíveis.
Atualmente, as rosas cultivadas estão disponíveis em uma variedade imensa de formas, tanto no aspecto vegetativo como no aspecto floral. As flores, particularmente, sofreram modificações através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos para que adquirissem suas características mais conhecidas: muitas pétalas, forte aroma e cores das mais variadas.

Simbologia das Rosas:
Rosas: o secretismo (sub rosa), e, de certa forma, um símbolo pagão, ligado muitas vezes a segredos escondidos da igreja durante a Idade Média.
Rosas Amarelas: alegria, liberdade
Rosas Brancas: reverência, segredo, inocência, pureza e paz
Rosas Champanhe: admiração, simpatia
Rosas Coloridas em tons claros: amizade e solidariedade
Rosas Coloridas, predominando as vermelhas: amor e felicidade
Rosas Cor de Rosa: gratidão, agradecimento, o feminino (muitas vezes aparece simbolizando o útero feminino)
Rosas Vermelhas: paixão, amor, respeito, adoração
Rosas Vermelhas com Amarelas: felicidade
Rosas Vermelhas com Brancas: harmonia, unidade
P.S.: descrição e simbologia das rosas tiradas da Wikipedia

3 comentários:

Capitão-Mor disse...

Sempre achei os bouquets de rosas vermelhas e amrelas muito charmosos...Por falar nisso, há muito tempo que não ofereço flores a alguém! :)
Bom fim de semana!

Anónimo disse...

A simbologia das rosas, num código de profundo simbolismo. Terão hoje o mesmo simbolismo? Já não sei... O que sei, é que gostei de vir aqui.

pinky disse...

eu cá sou mais rapariga de girassóis, adoro-ossssss!