sábado, junho 16, 2007

SANTOS POPULARES

sábado, junho 16, 2007



Todos sabemos que os santos populares são festejados em Junho. Santo António dia 13, São João dia 24 e São Pedro dia 29. São noites de grande alegria. Decoram-se as ruas com balões e arcos de papel às cores, há bailaricos nos pequenos largos e altares para os santos a pedir sorte. Bailes nas ruas, marchas, sardinha assada e manjericos, assim é a tradição em todo o País com especial destaque para Lisboa (dia 13) e Porto (dia 24). Sabe-se que muito antes de Jesus Cristo já se festejava nesta altura o Solstício de Verão, altura esta para saudar a proximidade das colheitas, fazer sacrifícios em prol da fertilidade, para afastar as doenças e as secas. Pensa-se também, que as populares fogueiras têm origem na celebração da deusa romana Vesta, guardiã do lar e do fogo.
A igreja como não conseguiu acabar com estes festejos aproveitou para as transformar em católicas: Sto. António, S. João e S. Pedro, qual deles o mais festeiro.


1 - O povo festeja Santo António como santo casamenteiro. A lenda tem origem na generosidade com que o frade presenteava as jovens sem dote para que se pudessem casar. Daqui resultaram diversas outras lendas. A mais conhecida reza que uma rapariga, farta de rezar e esperar que o santo ouvisse as suas preces, atirou a sua imagem pela janela fora. A estatueta bateu na cabeça de um rico homem, que logo se apaixonou e casou com ela. A partir deste momento, o santo casamenteiro não teve mais descanso a atender os pedidos que lhe são dirigidos. Santo António é também, talvez devido aos seus dotes de oratória, o advogado das causas perdidas e o que nos ajuda a encontrar objectos perdidos de grande valor.


2 - São João é festejado com pratos especiais: carneiro ou cabrito do norte, caldeiradas de peixe no litoral, uns bolos chamados "capelas de S. João" no Alentejo, bonecos com o formato do Santo no Algarve. As festas e os bailes duram toda a noite, com vinho a rodos e alimentos em quantidades desmedidas. “No São João, pinga a sardinha no pão”, diz o ditado. É o dia em que ninguém olha a despesas para a refeição mais lauta do ano. Protector dos casados e dos enfermos, São João também é casamenteiro e, pela sua vida retirada, é ainda patrono dos monges. A comemoração do seu nascimento é das mais ricas do calendário litúrgico, sendo o santo mais festejado no Brasil, onde se dá o nome de “festas juninas” à celebração dos três santos. A dedicação popular a São João é que nem sempre foi do agrado da Igreja, visto ser demasiado alegre para um santo que viveu tão afastado das coisas do mundo.


3 - O apóstolo preferido de Jesus ficou encarregue de construir a sua Igreja. “Constrói sobre mim a minha Igreja, qual rocha e fundamento, e eu te darei as chaves do Reino dos Céus”, disse o Messias a Simão, o Pescador, a quem baptizou de Pedro, significando a pedra sobre a qual ele iria erigir a Igreja Católica. O fiel e dedicado Pedro seguiu Jesus até ao fim, tendo, contudo, negado o Mestre por três vezes nas vésperas do seu martírio. Disto prontamente se arrepende e passa a agir como líder do grupo de apóstolos, baptizando famílias e espalhando a palavra de Deus pelas terras de Jerusalém, Palestina e mesmo entre os romanos. É aqui que vem encontrar o seu próprio martírio. Perseguido pelo imperador Nero, já teria passados os 60 anos quando foi cruxificado no dia 29 de Junho, sendo depois enterrado numa necrópole pagã situada numa colina o Vaticano. Aquele que foi o primeiro Papa da História é considerado o padroeiro dos pescadores, profissão que abandonou para seguir Jesus Cristo. É também o guardião das portas do Céu e o comandante das chuvas, atribuindo-se-lhe ainda a protecção dos porteiros e das viúvas

4 comentários:

Sofia disse...

Os Santos também são festejados aqui no Brasil e é uma época de muita comilança ;)
Abraços,

Anónimo disse...

oi minha amada amiga, nem sei como agradecer o carinho que teve comigo essa semana, Deus te abençoe muito, ilumine sua vida viu. Obrigada mesmo, de coração!

Ahhh, já fiz promessa pra Santo Antonio, não lembro o que pedi, mas não foi namorado...rsssss...adoro as festas que acontecem nessa época, embora me tragam lembranças de um tempo triste, pq foi nessa época que mamãe morreu,mas como ela adorava festas, a gente não deixa de ir de vez em quando.


Ahhh querida, vou responder meu questionário sim viu. Já copiei.

Um beijão e uma ótima semana!

Susana disse...

Aqui na minha terra, a gente festeja o S.João e é uma festa muito bonita, e acaba tambem por ser um dia de muita fartura.
Um beijinho....

Anónimo disse...

Eu gosto muito de festejar os Santos Populares.É muito engraçado!