terça-feira, agosto 14, 2007

DEPRESSÃO

terça-feira, agosto 14, 2007

Depressão, palavra simples mas com significado muito complicado. E vou aqui abordá-la porque tenho vindo a deparar com alguns amigos e conhecidos com este mal muito em voga. A Wikipédia define-a assim:

"A depressão (também chamada de transtorno depressivo maior) é um problema médico caracterizado por continuada alteração no humor e falta de interesse em atividades prazerosas. O estado depressivo se diferencia do comportamento "triste" ou melancólico que afeta a maioria das pessoas por se tratar de uma condição duradoura de origem neurológica acompanhada de vários sintomas específicos.
Estima-se que cerca de 15 a 20% da população mundial, em algum momento da vida, sofreu de depressão. A depressão é mais comum em pessoas com idade entre 24 e 44 anos. A ocorrência em mulheres é o dobro da ocorrência em homens.
As causas da depressão são inúmeras e controversas. Acredita-se que a genética, alimentação, stress, drogas e outros fatores estão relacionados com o surgimento da doença."

Há aqui duas coisas que não concordo totalmente, uma delas é com a idade. Em qualquer idade ela pode surgir. E a segunda é o factor causa. As causas podem ser muitas e variadas e só o médico especialista a pode diagnosticar.
Não sou médica e não estou aqui para dissertar sobre a doença. Nem pensar, estou aqui a falar dela porque já lá passei na sua morada e felizmente, para mim, não cheguei a bater no fundo, mas estive lá mesmo, muito perto. Hoje, passados quatro anos, sei que não fiquei a cem por cento, mas tento por todos os meios não me ir abaixo. Hoje compreendo que se não estiver bem comigo própria não posso estar bem com os outros. Há dias que também me vou abaixo, mas depois penso: alto, que isto não está bem e não pode ser. Sempre acho uma forcinha interior que não me deixa cair. É só força de vontade. E para quem está no fundo do poço é muito difícil vir ao de cima, tem de haver essa força de vontade e ajuda especializada é claro. E aqui a família pouco pode fazer a não ser tentar dar calma e esperança e principalmente não deixar a pessoa ficar parada no seu mundo. Tentar que ela reaja ao mundo cá fora. Não é fácil, eu sei, mas também não é impossível e o tempo é o factor decisivo. Quem chega a este estado precisa de muito tempo para sair desta letargia. Eu estive dois meses em casa, hoje sei que é quase nada, há pessoas que levam muitos mais meses e às vezes anos, mas tive uma irmã que logo que me foi diagnosticada a depressão não me deixava ficar na cama e a primeira semana fui obrigada, por ela, a sair da cama e vir passear. Lembro-me bem que era um sacrifício dos grandes e quando ia no carro muitas vezes me perguntava: o que estou aqui a fazer? Não me apetece nada estar aqui, quero ir embora. Ela fazia ouvidos moucos e lá ia eu. Na segunda semana ela não pôde me vir buscar e eu ficava na cama sem querer ver ninguém e deixassem-me estar. Quando falava com a médica ao telefone desatava a chorar, sem mais nem porquê. Quando amigas ou colegas telefonavam estava sempre desejosa de que desligassem, não apetecia falar. Nessas alturas construimos um mundo só nosso e não queremos sair de lá, só quando somos forçados. Até que chega a altura que nos questionamos: porquê estar assim? O que se passa comigo? Será que toda a gente está errada e só eu estou certa ou será o contrário? E devagarinho, muito devagarinho as coisas lá vão indo ao lugar, mas com muitas baixas pelo meio.
Hoje vejo o mundo de maneira diferente, consegui encontrar-me. O reiki também me ajudou muito. Nunca fiz yoga mas estou convicta que me faria bem. E acho que nas escolas além de ginástica deveria fazer-se também yoga. Não só porque nos faz ver o mundo de maneira diferente mas também ficamos a nos conhecer melhor. E tudo o que seja para melhorar a nossa mente é bem vindo. Paz, é o que precisamos. Nós tendo paz interior atraímos paz para os outros. É a lei da atracção.

2 comentários:

pinky disse...

A depressão, nunca a tive, mas estive e estou muito perto dela em outras pessoas.
Do que tenho constatado,´surge da desilução, da falta de motivação, da falta de forças para lutar, e da falta do "acreditar", tanto em nós, como nos outros e na vida!
O primeiro passo será sempre encontrarmo-nos, encontrar a paz e um sentido para a vida, e para isto á uma milhenta de coisas que nos podem ajudar.
Sim a yoga é uma delas, a mim dá-me uma força incvrivil e uuma paz nunca dantes vivênciada, e nela encontrei o meu caminho, mas cada um tem o seu caminho a percorrer, e todos os métodos ~são legitimos se nos fizerem bem!
A seguir vem já o reiki, estou a precisar de aprender a protefer-me!
beijokinhas e om shanti

Kokas disse...

E eu que dizia que isso era doença de quem não tem nada para fazer. Engoli essas palavras a seco. A vida obrigou-me a isso!

Aquele beijinho