quinta-feira, outubro 18, 2007

MESTRE CANELÃO

quinta-feira, outubro 18, 2007

Mestre Canelão a ensinar capoeira




Ainda relacionada com a minha viagem a Natal, não poderia, de maneira nenhuma, deixar de falar no Mestre Canelão.
Os guias de turismo, não serão todos mas alguns, fazem questão de nos levarem numa noite a ver capoeira. Mas não é qualquer capoeira e sim uma comunidade de meninos (numa favela) tirados da rua por este homem, sem fundos subsidiados pelo Estado, só pela caridade de quem quer participar ou contribuir com o que pode. Ele conseguiu que alguns professores de escola lá vão dar aulas a estes meninos sem receberem nenhum tostão. É voluntariado mesmo. E para ocupar as horas livres ensina-lhes capoeira. As idades destas crianças vão desde os dois, três anos até a adultos. E vi pelas carinhas deles que gostavam de ali estar e tinham respeito a este mestre que além de lhes dar a possibilidade de ler e escrever lhes dá ainda uma e às vezes duas refeições por dia.
E para verem melhor quem é este homem tirem cinco minutinhos do vosso tempo e espreitem este site para melhor compreenderem o que aqui escrevi: http://paginas.terra.com.br/esporte/capoeiradabahia/cidadania/MeninosCapoeristasDeNatal.htm
Não estou aqui a fazer publicidade do que quer que seja, mas a tirar o meu chapéu a mais um homem que não pensa só em si. É pena não haver mais mestres Canelão por este mundo fora, o mundo seria bem melhor!

5 comentários:

Anónimo disse...

Que bom que voltou!!! estava com saudade!

Adoro capoeira, fiz umas aulas numa escola aqui perto, muito bom essa mistura de dança, luta. Acho que a capoeira, assim como o samba, é a cara do Brasil!

Adorei as fotos que postou, me senti viajando tambem!

Um beijão, bom retorno!

Capitão-Mor disse...

È triste que as iniciativas para os mais desfavorecidos por aqui, tenham de partir a maior parte das vezes de particulares, enquanto os políticos enchem os bolsos!

Rubi disse...

Um excelente exemplo Ana! Beijinhos

Anónimo disse...

eu tive o privilegio tambem de conhecer esse maravilhoso trabalho atraves de mestre canelao e de um rapaz que trabalhava com ele o sebastian .
o show que ele fazia no zas tras e com a renda de seus produtios revertida para o projeto era simplesmente maravilhoso .
nunca tinha visto capoeira jogada daquele jeito .

eu me chamo Monica Zortea e resido em vila Velha espirito santo

Anónimo disse...

salve,salve o mestre da capoeira canelao,mestre bom dia!gostaria de saber por onde anda o professor daniel,relebro-me muito bem do mestre em sao paulo do potengi....
ao lado d professor daniel,se o mestre tever alguns aquirvos por favor mande para esse emdereço...zifconfeccoes@hotmail.com