quarta-feira, setembro 24, 2008

FESTIVAL DE HARBIN

quarta-feira, setembro 24, 2008

Recebi há uns tempos este mail. Ainda não o tinha visto, mas não podia deixar de o pôr aqui pois as fotos são muito bonitas e fica-se a saber sobre este evento, que eu desconhecia.

A temperatura em Harbin atinge quarenta graus abaixo de zero (Fahrenheit ou Celsius), e assim permanece por quase 6 meses. A cidade fica bem mais ao norte que a conhecida e gelada Vladivostok, Russia, apenas 300 milhas de distância. Então, o que leva as pessoas até lá, em cada inverno? Assistir a um Festival ao ar livre, claro! Em vez de gelar de frio, os moradores de Harbin celebram ele, com um festival anual de competições de escultura de gelo e neve. A escultura a seguir é a surpreendente escultura que saudou os visitantes no festival de 2003.
As esculturas de gelo e neve de Harbin datam dos tempos da dinastia Manchu, mas o primeiro show organizado foi realizado em 1963, e o festival anual propriamente dito, só começou em 1985. Desde então, o festival se transformou num gigantesco evento, atraindo milhões de turistas de toda parte do mundo a cada inverno. As esculturas vêm se tornando cada vez mais artísticas e elaboradas; esse urso e seu filhote são apenas uma pequena parte de uma escultura de 50 metros de comprimento.

A maior parte das esculturas que serão mostradas são de competidores. Cada equipa começa com um cubo de neve maciça com aproxidamente 3 metros de lado, e começa esculpindo-o. As equipas vêm de toda parte: Rússia, Japão, Canadá, França, e até mesmo da África do Sul. Parte da brincadeira é descobrir a nacionalidade de cada equipa, baseando-se no seu estilo artístico, antes de ler as indicações. Eu acredito que esta, a seguir, seja da equipa Russa.
O sol começa a aparecer por detrás da magnífica escultura. O festival de neve é, em verdade, separado do festival de gelo; os dois ocorrem ao norte do Sun Island Park, que fica ao norte do rio que banha Harbin, Songhua Jiang. Harbin está situada ao sul do rio, de forma que é um percurso bastante frio ao longo das esculturas. Parece ainda mais frio quando se cruza a ponte sobre o largo e gelado Songhua Jiang.
Eu fiquei surpreso ao descobrir esta escultura de um Nativo Americano sentado a noroeste da China; essa escultura foi elaborada pela equipa Canadense. As equipas Chinesas têm muitas esculturas no festival, outras num outro sector fora do festival, mas a maioria não tem as dimensões deste surpreendente trabalho.
Até mesmo o pôr-do-sol em Harbin é frio, e apesar de somente no meio da tarde o sol estar sobre o festival de neve, a temperatura cai ainda mais até o congelamento. Mas a escuridão que se aproxima, é na verdade, bem-vinda, porque significa que o festival de gelo está para começar.
O festival do gelo, a poucas milhas de distância do festival de neve, está longe de ser enfadonho e incolor. Pessoas se amontoando na entrada são recebidas por músicas dançantes que ecoam à distância, como se fosse um concerto pop. E luzes de neon brilham por toda a parte, encravadas em enormes blocos de gelo formando estruturas de mais de 30 metros de altura, como estas enormes estruturas após a entrada.
Veja uma vista do alto dessa estrutura, recordando uma construção em estilo russo e uma imitação da Grande Muralha, ambas moldadas em gelo. No topo dessa estrutura, a perfeição em si mesma – imagine-se subindo uma escada de gelo sólido com 2 pisos sem nenhum corrimão. O bloco amarelo à direita e a sacada à esquerda, embaixo, são todos de gelo, sem nenhuma estrutura interna que os suportem – apenas luzes.
A Grande Muralha é um grande “escorrega”; apenas sente-se e deslize. Você pode atingir enormes velocidades e esborrachar-se espetacularmente no final se estiver usando roupa lisa, mas não irá a lugar nenhum se estiver usando roupas aveludadas.
Uma vista aérea do festival, tirada do topo da Grande Muralha de gelo. É como um tema de um parque da Disneylândia, com múltiplas atrações com esfomeados e crianças correndo por toda parte e em filas para os banheiros. As únicas diferenças são as temperaturas 100 graus mais frias e estruturas feitas de gelo, não de plástico – e escorregando e caindo aqui não resulta em processos judiciais.
Um navio inteiramente construído de gelo, com passageiros e tudo. Apesar de provavelmente não estar em condições de navegar, certamente ele flutuaria, - até porque ele é feito de gelo. Centenas de anos atrás, durante a dinastia Manchu, as esculturas eram acesas unicamente por velas.
Uma das mais populares actividades do festival é escalar uma parede de gelo sólido. Surpreendentemente, não vi uma única pessoa cair, e a maioria consegue atingir o topo. Todo o gelo vem do Songhua Jiang, o rio ao lado, onde provem um inesgotável suprimento; enormes serras são necessárias para cortar o gelo, que pode ter metros de espessura.
O festival de neve é uma mostra de arte; o festival de gelo é mais uma mostra de arquitetura. Mesmo assim, um grande número de esculturas podem ser encontradas no festival de gelo, como esse “cavalo vivo”. Jovens ágeis com bom equilíbrio escalam os cavalos para tirar fotos. Observem as camadas de gelo no cavalo; blocos de gelo são fundidos de modo a formar blocos maiores, de modo que as esculturas - ou enormes construções – possam ser feitas.
O Templo de Thai, de gelo, completo com corredores e quartos no interior. Há muitos e muitos anos, a Disney fez um filme chamado "Wonders of China" – ainda mostrado no Pavilhão da China em EPCOT – o qual inclui uma breve secção do Festival do Gelo de Harbin. No filme, as esculturas são pequenas, pouco maiores que lâmpadas no interior de globos e incrustradas em gelo. Isso mudou um pouco desde aqueles tempos.
(Autor desconhecido)

3 comentários:

Susana disse...

Excelente postagem amiga,adorei!!!São esculturas lindissimas.
beijinhos

Evelyne Furtado. disse...

Que post interessante, Ana! Amei!
Beijos

Anónimo disse...

Oi querida! Lindo, lindo, lindo. Vi uma reportagem numa tv aqui sobre esse festival, fiquei encantada!

Amiga, tive a confirmação da fibromialgia, um alívio sabe? ante as idéias que me passavam pela cabeça em alguns momentos.

Obrigada pelo carinho e por estar sempre comigo, segurando minha mão, me erguendo e me segurando quando estava fraca.

Deus te abençoe!
Espero que continue sempre por perto, sua presença me faz bem!

Um beijo cheio de amor!