segunda-feira, dezembro 15, 2008

CARLO STEEB

segunda-feira, dezembro 15, 2008

Carlo nasceu na antiga cidade alemã de Tübingen em 18 de Dezembro de 1773, numa família de luteranos convictos e praticantes. O pai era um administrador de empresas conceituado e muito competente, administrava os bens do duque de Wurttenberg, de quem a cidade herdou o nome actual.
A família lhe deu uma sólida instrução, numa boa e tradicional escola da cidade. Depois a completaram, sua formação profissional, com duas viagens ao exterior. Aos dezasseis anos, foi para Paris, aprender francês. Após dois anos, seguiu para Verona, onde aprendeu italiano e prática comercial.
Carlo era um rapaz reservado, amadurecido para a idade, que se dedicava totalmente aos estudos e ao trabalho. Era um protestante devoto e praticante, como todos na família, mas aos poucos foi apreciando as conversas profundas que mantinha com os sacerdotes e leigos católicos. Aprofundou-se na doutrina e se converteu, em 1792. Quatro anos depois, recebeu a ordenação sacerdotal, mas foi deserdado pela família.
Desde então, dedicou-se, com fé inabalável à Virgem Maria, no auxílio aos católicos enfermos vitimados durante a guerra que ocorria naquele tempo. Organizou grupos missionários à população, exercícios espirituais aos irmãos leigos e sacerdotes e centros catequizadores. Assumiu com zelo a tarefa de reconduzir para a Igreja Católica os que seguiam outras doutrinas.
Dedicou sua vida aliviando o sofrimento dos enfermos, sendo sempre encontrado no hospital, ou no asilo, onde residia com eles. Foi exatamente no Hospital dos Militares que padre Carlo teve a inspiração para fundar uma Congregação de religiosas, destinadas a servir nos hospitais.
Em 1840, contraiu o tifo. Nessa época, havia recuperado toda a herança paterna, com a morte de sua irmã Guilhermina; assim, resolveu fazer seu testamento. Recuperou-se, segundo ele, pela generosa intercessão da Virgem Maria. Naquele mesmo ano, fundou a Congregação das Irmãs da Misericórdia, destinada ao atendimento de qualquer tipo de doenças do físico e da alma, em hospitais e casas de saúde.
A Obra começou com apenas dois quartos, sustentada por ele com seu capital, e com o auxílio de Luisa Poloni, depois irmã Vincenza, de quem padre Carlo era confessor. Aliás, ele era o confessor de todos os habitantes de Verona, que o amavam como se fosse a "mãe dos doentes". Depois, a Congregação se espalhou por quase toda a Europa, América Latina e África.
Padre Carlo morreu em 15 de Dezembro de 1856. Foi sepultado na igreja da Casa-mãe da Congregação, em Verona, Itália. O papa Paulo VI proclamou-o bem-aventurado Carlo Steeb em 1975, sendo homenageado no dia de sua morte.



Aniversariantes do dia
- Oscar Niemeyer, arquitecto brasileiro
- António Garcia Barreto, escritor português
- Tasso Jereissati, empresário e político brasileiro
- Don Johnson, actor norte-americano
- Ione Borges, apresentadora de TV brasileira
- Paul Simonon, músico britânico dos The Clash
- Marty Roth, piloto canadiano da IRL
- Cristiana Oliveira, actriz brasileira
- Maria de Lima, actriz portuguesa
- Adriana Esteves, actriz brasileira
- Fusco, futebolista português
- Stuart Townsend, actor irlandês
- Paulo Gomes, futebolista português
- João Paulo, futebolista português
- Adam Brody, actor norte-americano
- Roman Pavlyuchenko, futebolista russo
- Borja Garcia, piloto espanhol de automobilismo
- George O. Gore II, actor norte-americano
- Daniel Bueno, futebolista brasileiro
- Tony, futebolista brasileiro
- Adi Sobrinho, futebolista brasileiro
- Diogo Fernandes, futebolista brasileiro
- Tata, futebolista português
- Diego, futebolista brasileiro
- Darley Torres, futebolista brasileiro

Feriados Municipais
- Aniversário da cidade de Baraúna, Rio Grande do Norte, Brasil
- Aniversário da cidade de Bragança Paulista, São Paulo, Brasil
- Aniversário da cidade de Urutaí, Goiás, Brasil

Hoje é dia:
- Dia de Santa Virgínia Centurione Bracelli, de Santa Nina ou Cristina, de Santa Maria Vitória de Fornari Strata e de Carlo Steeb.
- Dia de Zamenhof - celebrado em honra de L. L. Zamenhof, criador do Esperanto.
Brasil - Dia do Jardineiro
Brasil - Dia da Fundação da cidade de Osório, Rio Grande do Sul
Mitologia grega - Festival de Alcione, em que os gregos celebram a paz e a harmonia

Curiosidades
- Hoje é o 350º dia do calendário gregoriano. Faltam 16 dias para acabar o ano.
- Fim do segundo período e sessão legislativos do Congresso Nacional brasileiro.
- Em 1896, o escritor Machado de Assis é proclamado primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.
- Em 1939, era lançado o filme "E tudo o vento levou". A obra conquistou os Oscars de Melhor Filme, Direcção, Actriz, Roteiro, Actriz Coadjuvante, Fotografia, Montagem e Direcção de Arte, ficando 26 anos como a maior bilheteira da história do cinema.

Pensamento do dia:
"Fortes razões, fazem fortes acções."
[William Shakespeare]

Piadas
O dono do bar já estava de saco cheio com o bêbado, que todo dia vinha ali encher a cara. Numa daquelas noites, quando o bêbado pediu Bota mais uma, ele despejou acido no copo. O bêbado tomou, fez uma careta, disse:
- Esta é forte, hein?
E saiu, cambaleando. Passaram-se vários dias e o bêbado não apareceu mais. O dono do bar até já estava a ficar preocupado, pensando que tinha matado o infeliz. Uma noite, o bêbado reaparece, já trocando as pernas, e pede uma pinga. O dono do bar serve a cachaça, o bêbado toma, faz careta, e diz:
- Esta não, eu quero é aquela que quando a gente faz xixi, enche a calçada de buraquinho...

Sem comentários: