domingo, dezembro 07, 2008

CARTA DE UMA MÃE BRASILEIRA

domingo, dezembro 07, 2008

(VERÍDICO)

Carta enviada de uma mãe para outra mãe em S. Paulo, após noticiário na TV:
De mãe para mãe...
'Vi seu enérgico protesto diante das câmaras de televisão contra a transferência do seu filho, menor infractor, das dependências da FEBEM (Estabelecimento Prisional) em São Paulo para outra dependência da FEBEM no interior do Estado.
Vi você se queixando da distância que agora a separa do seu filho, das dificuldades e das despesas que passou a ter para visitá-lo, bem como de outros inconvenientes decorrentes daquela transferência.
Vi também toda a cobertura que os média deram para o facto, assim como vi que não só você, mas igualmente outras mães na mesma situação que você, contam com o apoio de Comissões Pastorais, Órgãos e Entidades de Defesa de Direitos Humanos, ONGs, etc...
Eu também sou mãe e, assim, bem posso compreender o seu protesto.
Quero com ele fazer coro.
Enorme é a distância que me separa do meu filho.
Trabalhando e ganhando pouco, idênticas são as dificuldades e as despesas que tenho para visitá-lo.
Com muito sacrifício, só posso fazê-lo aos domingos porque labuto, inclusive aos sábados, para auxiliar no sustento e educação do resto da família.
Felizmente conto com o meu inseparável companheiro, que desempenha, para mim, importante papel de amigo e conselheiro espiritual. Se você ainda não sabe, sou a mãe daquele jovem que o seu filho matou estupidamente num assalto a uma vídeo locadora, onde ele, meu filho, trabalhava durante o dia para pagar os estudos à noite.
No próximo domingo, quando você estiver abraçando, beijando e fazendo carícias no seu filho, eu estarei visitando o meu e depositando flores no seu humilde túmulo, num cemitério da periferia de São Paulo...
Ah! Ia me esquecendo: e também ganhando pouco e sustentando a casa, pode ficar tranqüila, viu? que eu estarei pagando de novo, o colchão que seu querido filho queimou lá na última rebelião da Febem.
No cemitério, nem na minha casa, NUNCA apareceu nenhum representante destas 'Entidades' que tanto lhe confortam, para me dar uma palavra de conforto, e talvez me indicar 'Os meus direitos!'
Faça circular este manifesto! Talvez a gente consiga acabar com esta (falta de vergonha na cara) inversão de valores que assola o Brasil.
Direitos humanos são para humanos direitos !!!


(Pergunto eu:
Notaram algumas semelhanças; ... com que país .....????)


Aniversariantes do dia
- Mário Soares, político português
- Ellen Burstyn, actriz norte-americana
- Helena Sacadura Cabral, economista e jornalista portuguesa
- Ana Maria Caetano, filha de Marcello Caetano, portuguesa
- Tom Waits, cantor norte-americano
- Xuxa Lopes, actriz brasileira
- Priscilla Barnes, actriz norte-americana
- Larry Bird, ex-basquetebolista da NBA, norte-americano
- Lorena da Silva, actriz brasileira
- Roberta Close, actriz brasileira
- C. Thomas Howell, actor norte-americano
- Vladimir Akopian, xadrezista arménio
- Damien Rice, cantor irlandês
- Dominic Howard, baterista britânico dos Muse
- Lampros Choutos, futebolista grego
- John Terry, futebolista britânico
- Manuela do Monte, actriz brasileira
- Robert Kubica, piloto polaco de F1
- Aaron Carter, cantor norte-americano
- Emily Browning, actriz australiana
- Urszula Radwanska, tenista polaca de origem alemã

Hoje é dia:
- Dia Internacional da Aviação Civil
Brasil - Dia do Casal
Brasil - Dia do Oficial de Justiça
EUA - Pearl Harbor Day (aniversário da invasão jáponesa)

Curiosidades
- Hoje é o 342º dia do calendário gregoriano. Faltam 24 dias para acabar o ano.
- Em 1866, o rio Amazonas e seus afluentes e o rio São Francisco são abertos aos navios mercantes de todas as nações.
- Em 1933, o general Cristóvão Barcelos propõe a mudança da Capital brasileira para o Planalto Central.
- Em 1972, é lançada a missão Apollo 17.
- Em 1975, a Indonésia invade Timor-Leste, depois da retirada das tropas portuguesas na sequência do 25 de Abril de 1974.
- Em 1994, começa o julgamento do Presidente brasileiro Fernando Collor e do tesoureiro da sua campanha presidencial, Paulo César Farias.

Pensamento do dia:
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar."

Piadas
A loira e a Gripe das Aves

A loira chega toda nervosa...
- Ih, amiga, estou apavorada com essa tal da gripe do frango...
Eu adoro um frango. Será que eu vou ter que parar de comer frango?
- Não se preocupe, não, porque esse negócio de gripe do frango só dá na Ásia.
- Puxa, logo a parte que eu mais gosto!!!

Sem comentários: