terça-feira, janeiro 06, 2009

DIA DE REIS E DA EPIFÂNIA DO SENHOR

terça-feira, janeiro 06, 2009

O "Dia de Reis" é uma das festas tradicionais mais singelas celebrada em todo o mundo católico. Neste dia se comemora a visita de um grupo de reis magos (Mt 2 1 -12), vindos do Oriente, para adorar a "Epifania do Senhor". Ou seja, o nascimento de Jesus, o Filho por Deus enviado, para a salvação da humanidade.
O termo "mago" vem do antigo idioma persa e serviu para indicar o país de suas origens: a Pérsia. Eram reis, porque é um dos sinônimos daquela palavra, também usada para nomear os sábios discípulos de uma seita que cultuava um só Deus. Portanto, não eram astrólogos nem bruxos, ao contrário, eram inimigos destas enganosas artes mágicas e misteriosas.
Esses soberanos corretos, esperavam pelo Salvador, expectativa já presente mesmo entre os pagãos. Deus os recompensou pela retidão com a maravilhosa estrela, reconhecida pela sabedoria de suas mentes como o sinal a ser seguido, para orientação dos seus passos até onde se achava o Menino Deus.
Foram eles que mostraram ao mundo o cumprimento da profecia de séculos, chegando no palácio do rei Herodes, de surpresa e perguntando "pelo Messias, o recém-nascido rei dos judeus". Nesta época aquele tirano reprimia a população pelo medo, com ira sanguinária. Mas os magos não o temeram, prosseguiram sua busca e encontraram o Menino Deus.
A Bíblia diz que os magos chegaram à casa e viram o Menino com sua Mãe. Isto porque José já tinha providenciado uma moradia muito pobre, mas mais apropriada, do que a gruta de Belém onde Jesus nascera. Alí, os reis magos, depois de adorar o Messias, entregaram os presentes: ouro, incenso e mirra. O ouro, significa a realeza de Jesus; o incenso, sua essência divina e a mirra, sua essência humana. Prestada a homenagem, voltaram para suas nações, evitando novo contato com Herodes, como lhes indicou o anjo do Senhor.
A tradição dos primeiros séculos, seguindo a verdade da fé, evidenciou que eram três os reis magos: Melquior, Gaspar e Baltazar. Até o ano 474 seus restos estiveram sepultados em Constantinopla, a capital cristã mais importante do Oriente, depois foram trasladados para a catedral de Milão, na Itália. Em 1164 foram transferidas para a cidade de Colônia, na Alemanha, onde foi erguida a belíssima Catedral dos Reis Magos, que os guarda até hoje.
No século XII, com muita inspiração, São Beda, venerável doutor da Igreja, guiado por uma inspiração, descreveu o rosto dos três reis magos, assim: "O primeiro, diz, foi Melquior, velho, circunspecto, de barba e cabelos longos e grisalhos... O segundo tinha por nome Gaspar e era jovem, imberbe e louro... O terceiro, preto e totalmente barbado chamava-se Baltazar (cfr. "A Palavra de Cristo", IX, p. 195)".
Deus revelou seu Filho ao mundo e ordenou que o acatassem e seguissem. Os reis magos fizeram isto com toda humildade, gesto que simboliza o reconhecimento do mundo pagão desta Verdade. Isso é o mais importante a ser festejado nesta data. A revelação, isto é, a Epifania, que confirma a divindade do Santo Filho de Deus feito homem, que no futuro sacrificaria a própria vida em nome da salvação de todos nós.


in Paulinas Online



Aniversariantes do dia
- Carlos Manga, actor e director brasileiro
- Julio María Sanguinetti, ex-Presidente do Uruguai
- João Oom, escultor português
- Terry Vemables, treinador de futebol britânico
- Rolf M. Zinkernagel, imunologista suiço, Nobel da Fisilogia e Medicina
- Walter Franco, cantor e compositor brasileiro
- José Pacheco Pereira, politico português
- Malcolm Young, guitarrista escocês da banda australiana AC/DC
- Rosa do Canto, actriz portuguesa
- Rowan Atkinson (Mr. Bean), humorista britânico
- Michael Foale, austronauta norte-americano de origem britânica
- Cássia Kiss, actriz brasileira
- Attílio Lombardo, ex-futebolista italiano
- Litos (luis Carvalho), ex-futebolista português
- Paula Marcelo, actriz portuguesa
- John Singleton, actor norte-americano
- Wanda Stuart, actriz e cantora portuguesa
- Gabrielle Reece, jogadora de vólei e modelo norte-americana
- Leonardo Astrada, ex-futebolista argentino
- Joey Lauren Adams, actriz norte-americana
- Ander Vilariño, automobilista espanhol
- Steed Malbranque, futebolista francês de origem belga
- Alex Turner, vocalista britânico da banda Arctic Monkeys

Feriados Municipais
Brasil - Aniversário da cidade de Angra dos Reis, Rio de Janeiro
Brasil - Aniversário da cidade de Criciúma, Santa Catarina

Hoje é dia:
- Dia de Reis e Epifânia
- Dia de São Julião e Santa Basilissa
- Dia de São Carlo de Sezze
Arménia - Natal arménio
Brasil - Dia da Gratidão
Brasil - Dia do Mensageiro
Iraque - Dia do Exército
Japão - Parada dos bombeiros de Tóquio

Curiosidades
- Hoje é o 6º dia do calendário gregoriano. Faltam 359 dias para acabar o ano.
- Em 1449, é coroado o imperador Constantino XI, do Império Bizantino (foi o último).
- Em 1509, Henrique VIII de Inglaterra casa com Ana de Cleves.
- Em 1579, os estados do sul (situados hoje na sua maioria na Bélgica), assinam a União de Atrecht expressando a sua lealdade ao Rei espanhol, estimulados pelo governador espanhol Alexander Farnese, Duque de Parma.
- Em 1919, morre aos 60 anos Theodore Roosevelt, ex-Presidente dos EUA.
- Em 1929, o príncipe Alexandre institui uma ditadura pessoal, devido à crise política que acometeu o Reino da Jugoslávia.
- Em 1939, os EUA iniciam uma aproximação ao Brasil.
- Em 1999, é invadida a capital da Serra Leoa por rebeldes da Frente Revolucionária Unida (RUF) e seus aliados da ex-Junta, após uma guerra de assédio no interior do país; o governador de Minas Gerais, Itamar Franco, decreta a moratória do seu Estado. Durante 90 dias, contados a partor do 1º de Janeiro, o seu governo suspende o pagamento de todas as dívidas.

Pensamento do dia
"Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, é preciso também viver um grande amor."
Wolfgang Amadeus Mozart

Piadas
Uma professora de creche observava as crianças de sua turma desenhando. Ocasionalmente passeava pela sala para ver os trabalhos de cada criança. Quando chegou perto de uma menina que trabalhava intensamente, perguntou o que desenhava. A menina respondeu:
- Estou desenhando Deus.
A professora parou e disse:
- Mas ninguém sabe como é Deus.
Sem piscar e sem levantar os olhos de seu desenho, a menina respondeu:
- Saberão dentro de um minuto.

1 comentário:

smpc83 disse...

Hoje já aqui estiveram a cantar os reizinhos as crianças da pré-escola...
Foi tão bonito ouvi-los!!!
É bom quando se continua a manter a tradição...
beijitos