domingo, janeiro 04, 2009

SANTA ELISABETE ANA BAYLEY SETON

domingo, janeiro 04, 2009

Elisabete Ana Bayley nasceu em Nova Iorque, onde cresceu e constituiu família dentro do protestantismo anticatólico dos Estados Unidos, no final do século dezoito. Catarina sua mãe, era filha de pastor anglicano e Ricardo seu pai, era um médico famoso e muito bem conceituado na comunidade. A menina veio ao mundo no dia 28 de Agosto de 1774.
A infância de Elisabete foi muito infeliz, perdeu a mãe aos três anos de idade e sua madrasta a maltratou por anos e anos. Ela cresceu solitária pois, seu pai só pensava em seus compromissos profissionais, dando-lhe pouca atenção. Seu consolo era a Bíblia, que lia muito e sobre cujos ensinamentos meditava achando a paz. Enfim, aos dezanove anos casou-se com Guilherme Seton, um rico comerciante nova-iorquino e teve cinco filhos.
Mas uma grave tuberculose que acometeu o marido mudou sua vida. A família se transferiu para a Itália, onde ele esperava encontrar a cura. Lá ficaram hospedados na casa de uma família italiana, a dos amigos Felicchi. A cura do marido não veio e ele acabou falecendo. Entretanto, durante o tempo em que ficou naquela residência e País, Elisabete conheceu o catolicismo e se converteu. Era o ano 1805.
Ao voltar para a pátria, viúva e com os filhos para criar, seu calvário só aumentou. Contou sobre sua conversão à família, sendo então desprezada e depois abandonada. O mesmo o fez a sua comunidade. Elisabete, então com vinte e nove anos, passou inúmeras dificuldades materiais, sentindo na pele a marginalização a que era relegada a minoria católica. Até seus filhos deixaram de ter acesso à escola.
Elisabete, seguindo a orientação do Arcebispo de Baltimore e unindo-se a uma amiga de fé, Cecília da Filadélfia, criou em 1808, apesar de toda a oposição já citada, a primeira escola paroquial nos Estados Unidos. Esta escola de Baltimore é considerada um marco que muito contribuiria nos anos seguintes para a expansão da Igreja Católica naquele país.
Em Junho de 1809, sempre sob a orientação do Arcebispo, ela fundou uma nova instituição religiosa feminina totalmente norte-americana, a Ordem das Irmãs de Caridade de São José, para a qual doou todos os seus bens. A instituição, com a finalidade de proporcionar: educação cristã e cura de doentes, progrediu rapidamente. Assim, em 1812 obteve aprovação canônica para seguir as regras de São Vicente de Paulo. Atualmente a Ordem continua cumprindo com suas funções em todo o território dos Estados Unidos e alguns países da América Latina, contando com milhares de integrantes.
Ainda jovem, aos quarenta e sete anos de idade, Elisabete Ana Bayley Selton morreu no convento de Maryland no dia 4 de Janeiro de 1821. Ela foi a primeira cidadã norte-americana a ser beatificada, em 1963, pelo Papa João XXIII. Depois, foi canonizada pelo Papa Paulo VI, em 1975, não por acaso no Ano Internacional da Mulher.

in Paulinas Online


Aniversariantes do dia
- Carlos Saura, realizador de cinema espanhol
- Elias Gleiser, actor brasileiro
- Rudolf Schuster, ex-Presidente da Eslováquia
- Dyan Cannon, actriz norte-americana
- Brian David Josephson, físico britânico, Nobel da Física
- Gao Xingjian, escritor chinês Nobel da Literatura
- John McLaughlin, guitarrista de jazz britânico
- Vesa-Matti Loiri, actor, músico e cantor finlandês
- Paco Fortes, treinador espanhol de futebol
- Wolfgang Tiefensee, político alemão
- Cristina Caras Lindas, apresentadora de TV portuguesa
- Michael Stipe, vocalista norte-americano dos R.E.M.
- Guy Forget, ex-tenista francês de origem marroquina
- Julia Ormond, actriz britânica
- André Neles, futebolista brasileiro
- Miguel Monteiro, futebolista português
- Barge, futebolista português
- Pedro Trigueira, futebolista português
- Daniel Bessa, futebolista português
- Kavu, futebolista português

Hoje é dia:
- Dia do Beato Manuel Gonzáles García
- Dia de Santa Ângela de Foligno
- Dia de Santa Elisabete Ana Bayley Seton
- Dia Mundial do Braille
Angola - Dia dos Mártires da Repressão Colonial
Brasil - Criação do Estado de Rondônia
Brasil - Dia de Abreugrafia
Brasil - Dia do Hemofílico (dia mundial é celebrado a 17 de Abril)
Myanmar (natiga Birmânia) - Dia da Independência
República Democrática do Congo - Comemoração dos Mártires da Independência

Curiosidades
- Hoje é o 4º dia do calendário gregoriano. Faltam 361 dias para acabar o ano.
- Em 1558, chegada de Mem de Sá ao Brasil.
- Em 1809, nascia Louis Braille, inventor da escrita com o seu nome.
- Em 1875, é fundado o jornal “O Estado de São Paulo”.
- Em 1936, é publicado o primeiro “ranking” musical da gravadora inglesa “Billboard”.
- Em 1947, é distribuído a primeira edição do jornal alemão “Der Spiegel”.
- Em 1999, é o falecimento de Kisshomaru Ueshiba, filho de Morihei Ueshiba, o fundador de Aikido

Pensamento do dia
"O amor é a única coisa que cresce a medida que se reparte."
Antoine de Saint-Exupery

Piadas
Vai um padre cansado de repetir sempre as mesmas penitências para quem ia se confessar, e de modo a tentar não ser injusto com ninguém, procurou um informático e pediu para ele fazer um programa que, de acordo com o pecado cometido, desse logo a penitência equivalente. Então o programa é feito e o padre estreia a utilização do seu computador no confessionário. Chega o primeiro e confessa que tinha dado um beijo na namorada de outro... o padre introduz os dados no computador e recebe como resposta "Tem que rezar 10 Ave Marias". O segundo tinha amassado não sei quem... "20 Ave Marias"... Vai por aí, até que chega um que fala que tinha pecado tinha quase transado com a namorada...
- Como quase? - pergunta o padre.
- É... ué... acabei só pondo a cabecinha... não tive coragem para continuar.
Aí, o padre vai introduzir os dados no computador e... recebe como resposta que aquele pecado não existia. Mas o cara, queria a todo o custo pagar pelo seu pecado. O padre dando em doido já com a mer*... do computador que não lhe dava resposta... Aí fala:
- Me desculpe cara, mas esse programa só funciona com variáveis inteiras... não tem pecado para coisa feita pela metade! Tem que ir lá e fazer o serviço completo mesmo... aí você volta e terá que rezar 50 Ave Marias!!!!

1 comentário:

Susana disse...

Eu adorei e já conhecia o pensamento do dia, é lindo...
"O amor é a única coisa que cresce a medida que se reparte." Frase que nunca me saiu da cabeça e do coração desde a primeira vez que a ouvi.
beijinhos