terça-feira, agosto 10, 2010

FOGOS...!!! FOGOS...!!!! FOGOS...!!!

terça-feira, agosto 10, 2010


Estou zangada, furiosa, irritada, furibunda, agastada e todos os sentimentos negativos que possam ser sinónimos destes. Eu sei, eu sei, não os devia ter (como diz o outro: dá-me cabo da beleza). Mas o assunto é sério e não para brincadeiras. Estou farta de ouvir as notícias sobre os fogos em Portugal.
Ainda agora acabei de ouvir na televisão a morte de uma bombeira e mais cinco colegas feridos, um deles com queimaduras em 60 por cento no corpo. Morte esta de uma jovem que teria uma vida pela frente e que foi ceifada pela ganância, pela inércia do Governo (que diz que os meios de combate aos fogos são maiores, só se for na cabeça deles porque no terreno não é), pelos psicapatas e por aí fora...
A minha indignação é tal que se apanhasse um responsável por atear estes fogos não sei o que lhe faria.
Os próprios bombeiros já se queixam, e com toda a razão, que 99 por cento dos fogos são ateados por mãos humanas. Isso já toda a gente sabe e há muito. Não é por acaso que a maioria dos fogos têm várias frentes e também não é por acaso que já se têm encontrado restos de velas que acabaram por não arder e que são provas vivas de que os incêndios não se acendem sozinhos.
Quantas pessoas já não ficaram sem a sua casa? Quantas pessoas já viram o fogo chegar perto das suas? Quanta aflição? Quantas noites sem dormir? Quanto pânico? Só quem passa por isso pode dizer e responder a todas as perguntas.
Há pouco dizia o secretário de Estado que não é de um ano para o outro que se consegue resolver este caso dos fogos. Segundo ele tem de se limpar os terrenos e leva o seu tempo. Pois senhor secretário de Estado eu resolvia-o num instante. Era sinalizar os pirómanos e no pincipio do verão prendê-los e só pô-los cá fora no inverno. Veria que a quantidade de fogos baixava substancialmente.
Podem me dizer que isso não é possível, mas é, isso já é feito em Inglaterra há muito tempo. E como diria o Fernando Pessa, se ainda fosse vivo, E ESTA HEM!!!
No entanto, queria aqui enaltecer e dizer o meu MUITO OBRIGADO, aos soldados da paz que chegam até ao limite das suas forças para salvar pessoas e bens destes malucos e que depois nem sequer são recompensados convenientemente. BEM HAJAM a todos os bombeiros que não olham a meios para podermos dormir um bocadinho mais em paz.

2 comentários:

Evelyne Furtado. disse...

Oi, Aninha! Estou matando as saudades. Compreendo sua indignação e espero que o fogo termine por aí. Um beijo, amiga.

M disse...

Infelizmente, deparamo-nos com uma realidade muito triste.
Tenho vários amigos bombeiros e sei bem o que eles passam. São verdadeiros heróis e ninguém lhes dá o devido valor. E alguns estão preste a ir para o norte reforçar. E qual é a recompensa? Nenhuma. Correm perigo de vida por razões absurdas e desumanas, porcausa de pessoas completamente afectadas psicológicamente, e no fim só lhes resta o sentimento de missão cumprida e orgulho. Mas isso não chega, porquem que corre perigo desta forma merece ter muito mais valor. Mas isto é a minha opinião. Agradeço por eles ter tocado neste assunto aqui no blog. Eles vão ficar contentes por saberem que há pessoas que lhes dão valor e que tocam neste assuntos que muitos preferem ignorar.