sábado, maio 06, 2006

FAMÍLIA E TRADIÇÕES II

sábado, maio 06, 2006

Continuando do posto anterior.

Pois é a fase das torradinhas já passou. Hoje em dia dúvido que se consiga barrar torradas com azeite. Só conseguindo azeite muito bom e caseiro, porque o que há nas lojas tem muita acidez e não sabe tão bem.
Por acaso tenho pena desta juventude que não faz a mínima ideia dos sabores que havia na altura.
Ainda hoje estive a fazer arroz de tomate e levou bastante tomate, mas não sabia a nada. Os pessegos, por exemplo, pegavam-se neles passava-se por debaixo de água e comiam-se à dentada, eram doces e o sumo escorria pela boca. A única fruta ainda mais parecida com o que se comia antigamente são os peros bravo esmolfe.
Há também uma coisa que não esqueci mais e que muito pouca gente conhece. São azinhas. Assadas como as castanhas são óptimas. Nesse mesmo verão de que tenho estado a falar, uma das minhas tias gostava de as assar e dava-me uma faca para a mão para eu lhe dar um corte como se faz com as castanhas, mas eu na brincadeira de vez em quando lá deixava passar uma sem cortar, nem sabem depois a chinfrineira que era, a azinha rebentava com o calor da lareira e era cinza por tudo quanto era sítio. Claro que logo de seguida levava uma bronca daquelas. Mas passados uns minutos lá estava eu a fazer o mesmo, achava graça. Mas ainda há mais, eu hoje penso como é que conseguia comer um toucinho que havia, todo branquinho com sal, penso mesmo que é uma espécie de toucinho que é feito só de gordura e eu adorava aquilo com pão. Hoje seria incapaz de dar uma trincadela quanto mais comê-lo no pão. Brrrr...
E caracóis? Adorava ir à apanha dos caracóis e depois era uma festa comê-los.

Outra coisa engraçada era andar de burro, tinha medo mas depois só para não andar a pé lá ia toda encantada em cima dele. Eu era pequena e o burro apesar de não ser grande para mim era como se fosse do tamanho de um cavalo.
Só não achava muita piada aos touros, aí assim que os via corria para casa.
Mas no Ribatejo é dificil não os ver até porque o meu avô os tratava quase como tu lá tu cá. Era campino, o que quer dizer que tinha de estar ao pé deles, não é?
E foi assim que passei este verão que não vou esquecer nunca mais.

3 comentários:

pinky disse...

e o ke são azinhas? fiquei curiosa.
O ribatejo é a minha 2a região favorita...very nice, até dos touros gosto, ainda mais das touradas. jokas

AnadoCastelo disse...

Azinhas são parecidas com as bolotas. As bolotas têm uma espécie de capa ou chapéuzinho por cima e a azinha não tem. A castanha tem uma forma redonda e a azinha é alongada. Quando lá fores pergunta aos mais velhos, porque os mais novos são capazes de não saber o que é. Mas são óptimas.
Jokas

Mary Mary disse...

Bemmm... com isto percebi que tive uma infância rara. Fiz tudo o que está aqui escrito. Comi azinhas, andava de burro. O azeite da quinta da minha bisavó era o melhor do mundo. Andei com o meu irmão a perder-me nas searas e a levar raspanetes porque a seara era maior que nós e podíamos de facto perder-nos lá dentro. Brincava com leitões. Tomava banho num alguidar de latão no meio da rua. Enfim, era uma festa.

Boas recordações que tive ao ler este post.