quinta-feira, junho 15, 2006

FADAS

quinta-feira, junho 15, 2006

De vez em quando o lado criança assalta-me a imaginação. Não é de estranhar, a neta acaba por fazer com que venha ao de cima esse meu lado, que apesar de tudo ainda está muito presente em mim. Assim, lembrei-me de saber mais coisas sobre as fadas. É que só conhecemos os contos, mas em geral esquecemos-nos de saber como veio à baila AS FADAS.

Segundo a Wikipédia aqui vai o conceito de fada:

Fada é a forma popular pela qual são conhecidas as fêmeas dos elfos. O termo incorporou-se a cultura ocidental a partir dos assim chamados "contos de fadas". Nesse tipo de história, a fada é representada de forma semelhante a versão clássica dos elfos de J.R.R. Tolkien, porém apresentando "asas de libélula" as costas e utilizando-se de uma "varinha de condão" para realizar encantamentos. Dependendo da obra em que aparece, a fada pode ser retratada em estatura de uma mulher normal ou diminuta. No primeiro caso, temos a fada de Cinderela. Como exemplo da segunda representação podemos citar "Sininho", do Clássico "Peter Pan", de J. M. Barrie.

Agora o que eu não sabia era que as fadas tinham regras, por isso aqui vão também:

As Regras das fadas são as regras contidas no livro As Regras, em que todas as fadas do desenho animado Padrinhos Mágicos devem obedecer. Padrinhos Mágicos são fadas que são enviadas para crianças na Terra que estão com problemas sérios e muito tristes, para realizar os seus desejos. Todas as fadas e crianças, sem excepção, devem obedecer às regras no Grande Livro de Regras das Fadas, ou a criança poderá perder os seus Padrinhos Mágicos, e não se lembrará de que os teve.
E também há certos pedidos que não devem ser realizados. É muito raro uma criança conseguir ficar mais de um ano sem revelar a existência de seus Padrinhos, por isso, quando uma criança consegue ficar um ano inteiro com seus Padrinhos, ele ganha uma festa surpresa chamada Fadaniversário, e ganha um Bolinho Mágico. Quem comer esse bolinho pode fazer pedidos sem restrições, pode pedir o que quiser, menos um gosto melhor. As fadas moram no Mundo das Fadas, que é ligada a Terra por um arco-íris. Geralmente as fadas têm problemas com os Duendes, pois eles querem dominar o Mundo das Fadas.

As Regras
Nenhuma criança com Padrinhos Mágicos pode revelar a existência deles para um humano, ou eles serão tirados da criança e apagados de sua memória.
Todos desejos despedidos ficam num armário pessoal, localizado no mundo das fadas, de cada criança. A única excessão é o Timmy, que teve seus desejos despedidos numa ilha secreta no Triangulo das Bermudas, com o nome de "A Ilha dos Despedidos"
Uma criança triste ou ingrata pode perder seus Padrinhos Mágicos para sempre.

Restrição de desejos
As fadas não podem:
Fazer com que alguém se apaixone pelo afilhado ou por outra pessoa.
Interferir em amor verdadeiro.
Matar ou ferir alguém.
Criar dinheiro.
Roubar.
Usar os desejos para trapacear em alguma coisa.
Realizar pedidos para o café da manhã após às 10:30.
Fazer com que seja Natal todo dia.
Ajudar em nenhum concurso

E como não podia deixar de ser, a fada madrinha que dedico à minha querida Mary Mary:

A fada madrinha é uma personagem muito comum nos chamados contos de fadas sendo uma entidade mágica que protege e sempre aparece para atender os desejos e interesses de seus protegidos.
Em alguns contos de fadas a fada madrinha é uma senhora, geralmente de idade, que protege alguém durante toda a vida. As princesas têm sempre uma fada madrinha, mas embora seja madrinha das princesas, também pode ser de pessoas pobres. Nos contos tradicionais, essas fadas costumam oferecer pão e pôr moedas nas meias dos pobres.
Já em outra versão conta-se que a nossa vida está nas mãos de três fadas, que decidem o nosso nascimento, a nossa vida e a nossa morte. A primeira, é muito bonita, e ajuda no nosso nascimento, pegando num fio. A segunda fia a nossa vida no céu, e a terceira, uma mulher feia e velha, decide quando é que corta o fio, provocando assim, a nossa morte.
Entre os gauleses elas recebem uma homenagem especial no dia 5 de fevereiro.

E há mais, muito mais, mas para não ficar muito grande fica para uma outra vez.

1 comentário:

Mary Mary disse...

Eu adoro fadas, sempre existiram no meu imaginário. Ainda hoje às vezes sonho com elas, gosto de imaginá-las no campo a dançar entre as flores...

Fada madrinha, vai ter que me proteger para a vida! :D A senhora de idade já não me parece que seja, e eu não sou princesa de certeza... :P