quinta-feira, junho 29, 2006

UNICÓRNIO

quinta-feira, junho 29, 2006

Estava eu a mexer nas minhas fotos para mudar o fundo do "desktop" quando encontrei esta foto que eu gosto muito. É um uncórnio como se vê. No computador não fica uma foto só, porque como ela é pequena fica-me aos quadrados, ou seja, a foto a quadriplicar e por isso não fica tão bonita. Mas não podia deixar de não a reproduzir aqui, e por consequência falar um pouco sobre este animal mitológico.
Assim, cá vai:

O Unicórnio, ou licórnio, é um animal mitológico que tem a forma de um cavalo, geralmente branco, com um único chifre em espiral. Símbolo da pureza, esperança e amor, majestade, poder, honestidade, liberdade e de tudo que há de bom no ser humano.
O Unicórnio surgiu da mitologia oriental, grega e romana, e também é mencionado na bíblia. Alguns acreditam que tenha sido mencionado na bíblia erroenamente, resultado da má tradução do hebraico, por este motivo, muitas bíblias são encontradas modificadas utilizando palavras como "boi selvagem". A palavra unicórnio vem de duas palavras do latim: "unus" que significa um e "cornu" que significa chifre.
Tema de notável recorrência nas artes medievais e renascentistas, o unicórnio, assim como todos os outros animais fantásticos, não possui um significado único. Presente nos pavilhões de imperadores chineses e na narrativa da vida de Confúcio. No Ocidente faz parte do grande número de monstros e animais conhecidos e compilados na era de Alexandre e nas bibliotecas helenísticas.
A LENDA
O primeiro unicórnio chamado "Asallam" chegou embrulhado numa nuvem, impelida por um vórtice branco. Com seu chifre de luz em espiral penetrou uma pedra onde a água fluiu fecundando a Terra. Floresceram grandes árvores e suas sombras foram povoadas por bestas. Deste modo, surgiu o Jardim do Unicórnio que é chamado de "Shamagim" e que significa lugar onde há água. Deus falou ao unicórnio: "Asallam! Serás, entre todas as minhas criações, a que em memória permanente da Luz seu guia e seu guardião, mas nunca devolverás a luz até à hora final do fim do tempo".
HÁBITOS
O unicórnio é um ser selvagem e domesticável apenas por uma donzela de coração puro. É rápido, forte e habita em jardins sem lugar específico. Seus alimentos favoritos são frutas, grãos maduros, água corrente e folhas tenras de árvores. A duração do unicórnio na Terra é muito maior que a do Homem.
CHIFRE
É um talismã de grande poder e virtude e só pode ser activado através do Unicórnio. Sua luz diminuirá até se extinguir quando nas mãos de outro. No Chifre reside toda a história e pensamentos do unicórnio, muitos acreditam que ele tem poder de cura e que também pode ser um antídoto para venenos. A forma dele é em espiral: os dois meios, ou flautas, são unidos um ao outro. Em horas de perigo ou de concentração prolongada o Chifre pode apresentar brilho ou esplendor suave. Segundo a crença popular, para protecção do unicórnio não podemos ver seu chifre, com esse brilho.

Na Astronomia, o unicórnio é o nome de uma constelação chamada Monoceros.

Até é um animal mitológico, todos sabemos, mas que é bonito lá isso é!!!

PS: esta é dedicada à Pinky

1 comentário:

pinky disse...

bigadosssssss! é lindo o unicórnio e sua história! é dos animais mais miticos de sempre, é sinal de boa sorte! amei, gracias!