domingo, novembro 26, 2006

AS CORES

domingo, novembro 26, 2006


Hoje quando estava a ver um programa na televisão dei-me conta que estava a ficar aborrecida por o estar a ver. Primeiro fiquei surpreendida porque até era um programa de que estava a gostar, depois curiosa. Porquê? Mudei de canal. Mas o pensamento levou-me outra vez aos porquês. Voltei atrás para ver o que me estava a incomodar. Eureka! Eram as cores utilizadas nele. A cor base do fundo do ecrã era preto. Ora aí está. Esta é uma cor de que eu não gosto quase nada. E então pensei, o que queriam dizer, ou o que significavam, para mim as cores.
Bom:
- preto; detesto, significa a escuridão, o negativismo, a solidão.
- vermelho; para mim é bonito, mas não é cor que vista muito, é a cor do fogo, da paixão, da vida.
- amarelo; também não é cor do meu guarda roupa, mas faz-me lembrar a cor da doença (é estupidez eu sei, mas é o que sinto) mas ao mesmo tempo faz-me recordar o sol, a energia (duas lembranças opostas, não é?).
- verde; uma das minhas cores preferidas: e aqui vem-me à memória os campos, as árvores, o mar, a esperança e o Sporting.
- azul; outra cor preferida: aqui a memória vira-se para o céu, para o relaxamento, para o mar (não esquecer que o mar ora está azul ora está verde).
- branco; a favorita das favoritas: a paz, a tranquilidade, o bem estar é o que me diz esta cor.
E por isso pesquisei um bocadinho e aqui vai o que encontrei sobre o significado das cores,é só mesmo um cheirinho, porque há muito para dizer sobre as cores:

Na cultura ocidental, as cores podem ter alguns significados, alguns estudiosos afirmam que podem provocar lembranças e sensações às pessoas.

Cinza: elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza;
Vermelho: paixão, força, energia, amor, velocidade, liderança, masculinidade, alegria (China), perigo, fogo, raiva, revolução, "pare";
Azul: harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia;
Ciano: tranqüilidade, paz, sossego, limpeza, frescor;
Verde: natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro (Estados Unidos), boa sorte, ciúmes, ganância;
Amarelo: concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza;
Magenta: luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;
Violeta: espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência;
Alaranjado: energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;
Branco: pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição;
Preto: poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério;
Castanho: sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.

1 comentário:

pinky disse...

bem interessante! gostei!
eu adoro cores, mas também gosto do preto.
há noite e para sair gosto do preto, vá-se lá saber porquê... mas adoro cores fortes.