domingo, janeiro 14, 2007

SPORTINGUISTA

domingo, janeiro 14, 2007


É engraçado como a nova cor do meu castelo foi logo conotado com o Sporting. Pois é, acabo de perceber que anda por aí muitos sportinguistas. Pois eu confesso que sou sim senhora sportinguista dos quatro costados. O meu falecido pai era sportinguista e chegou a ser massagista do clube na era do mãozinhos de veludo, assim se chamava o massagista ou preparador principal dos jogadores. Ainda hoje a sócia nr. 1 se lembra dele. O marido também é, só as filhas são benfiquistas, mas o que se há-de fazer? Elas lá têm as suas escolhas e não sou eu que as vou proibir de serem o que querem ser. Nesse aspecto dou-lhes a opção de serem o que quiserem desde que não sejam fanáticas.

Assim, aqui fica só um cheirinho da história do clube: "Tudo começou nos alvores tão românticos como turbulentos do século XX, em 1902, quando um grupo de jovens veraneantes em Belas, então um bucólico e ainda distante subúrbio de Lisboa, decidiram fundar um club e disputar um jogo de foot-ball (assim se designava a modalidade) em Seteais integrado nas festas populares de Sintra. Foi um jogo muito animado e com frequência considerada distinta – figuras da família real estiveram presentes – disputado entre o Sport Club de Belas, a designação que os desportistas em férias tinham dado à sua colectividade, e um grupo de Sintra. Vitória por 3-0 do Belas, no qual se destacavam os irmãos Gavazzo, Francisco e José Maria, entre outros desportistas de então, todos eles qualificados pela imprensa como “elementos de boas famílias”, como então se dizia. O Diário de Notícias informou sobre o acontecimento relatando que «num círculo compacto assistiam mais de quatro mil pessoas, cheias de animação e de interesse». A sede do Campo Grande Football Club ficou instalada num quarto do segundo andar do Solar dos Pinto da Cunha, edifício que continua a definir a esquina entre a Alameda das Linhas de Torres e o Campo Grande. Além dos irmãos Gavazzo, participaram na reunião fundadora o jovem José Holtreman Roquette (José Alvalade), José Stromp e outros entusiastas da prática desportiva. O Visconde de Alvalade, José Alfredo Holtreman, avô de José Alvalade, patriarca da família então já a caminho dos 70 anos, foi designado presidente, a título honorífico, pelo seu apoio desinteressado e a sua capacidade natural de entender e incentivar os anseios e espírito de iniciativa do neto e respectivos amigos.
Futebol, esgrima, ténis, corridas, saltos, festas sociais e piqueniques foram as principais actividades dinamizadas pelo novo clube durante os primeiros dois anos de existência.Em 14 de Abril de 1906 a recém-criada colectividade adoptou a designação provisória de Campo Grande Sporting Club. A 1 de Julho do mesmo ano, por sugestão de António Félix da Costa Júnior, passou a chamar-se Sporting Clube de Portugal. Em Julho de 1920, por proposta de Nuno Soares Júnior, a Assembleia Geral adoptou a data de 1 de Julho de 1906 como a da fundação oficial do Sporting. Foram 18 os fundadores a quem se deve essa enorme gesta que agora celebra um século. A 3 de Fevereiro de 1907 realizou-se o primeiro jogo de futebol do Sporting. Não se pode dizer que tenha estado à altura dos êxitos vindouros: derrota por 5-1, em segundas categorias, frente ao Cruz Negra, em partida disputada em Alcântara. Do lado dos vencedores jogaram alguns desportistas que depois ingressaram no Sporting: Alípio da Motta Veiga, Octávio Teixeira Bastos, António das Neves Vital, entre outros. D. João de Vila Franca marcou o golo de honra desse jogo, que assim se tornou o primeiro da História do Sporting. "

(Esta breve história do clube foi tirada do site do Sporting Clube de Portugal)

6 comentários:

Capitão-Mor disse...

Gostas de Natal e do Sporting! :)
Só podes ser uma excelente pessoa!!!

P.S. - Não sou o rapazito da quarta foto.

Mary Mary disse...

SPORTINGGGGGGGGGGG!!! E nã é preciso dizer mai nada! :P

luis disse...

ola . gostei mesmo do post estou sempre a parender coisas novas.ser do sporting cá em casa somos todos menos a ANA que é a filha mais nova e vai pelos lado do BOAVISTA .... ate amanhã ... o LUIS na costa da caparica vem sempre ler os seus posts
mas comentar faço pouco

Cris disse...

Eu sempre aprendo muito quando venho aqui, dessa vez vou poder me "exibir' pro meu marido contando uma coisa que ele não sabe. Um beijão e linda semana!

Ricardo Santos disse...

Viva o Porto! :)

pinky disse...

eu cá abstenho-me, só digo, E VIVA A NOSSA SELECÇÃO! ;)