domingo, janeiro 14, 2007

SPORTINGUISTA

domingo, janeiro 14, 2007


É engraçado como a nova cor do meu castelo foi logo conotado com o Sporting. Pois é, acabo de perceber que anda por aí muitos sportinguistas. Pois eu confesso que sou sim senhora sportinguista dos quatro costados. O meu falecido pai era sportinguista e chegou a ser massagista do clube na era do mãozinhos de veludo, assim se chamava o massagista ou preparador principal dos jogadores. Ainda hoje a sócia nr. 1 se lembra dele. O marido também é, só as filhas são benfiquistas, mas o que se há-de fazer? Elas lá têm as suas escolhas e não sou eu que as vou proibir de serem o que querem ser. Nesse aspecto dou-lhes a opção de serem o que quiserem desde que não sejam fanáticas.

Assim, aqui fica só um cheirinho da história do clube: "Tudo começou nos alvores tão românticos como turbulentos do século XX, em 1902, quando um grupo de jovens veraneantes em Belas, então um bucólico e ainda distante subúrbio de Lisboa, decidiram fundar um club e disputar um jogo de foot-ball (assim se designava a modalidade) em Seteais integrado nas festas populares de Sintra. Foi um jogo muito animado e com frequência considerada distinta – figuras da família real estiveram presentes – disputado entre o Sport Club de Belas, a designação que os desportistas em férias tinham dado à sua colectividade, e um grupo de Sintra. Vitória por 3-0 do Belas, no qual se destacavam os irmãos Gavazzo, Francisco e José Maria, entre outros desportistas de então, todos eles qualificados pela imprensa como “elementos de boas famílias”, como então se dizia. O Diário de Notícias informou sobre o acontecimento relatando que «num círculo compacto assistiam mais de quatro mil pessoas, cheias de animação e de interesse». A sede do Campo Grande Football Club ficou instalada num quarto do segundo andar do Solar dos Pinto da Cunha, edifício que continua a definir a esquina entre a Alameda das Linhas de Torres e o Campo Grande. Além dos irmãos Gavazzo, participaram na reunião fundadora o jovem José Holtreman Roquette (José Alvalade), José Stromp e outros entusiastas da prática desportiva. O Visconde de Alvalade, José Alfredo Holtreman, avô de José Alvalade, patriarca da família então já a caminho dos 70 anos, foi designado presidente, a título honorífico, pelo seu apoio desinteressado e a sua capacidade natural de entender e incentivar os anseios e espírito de iniciativa do neto e respectivos amigos.
Futebol, esgrima, ténis, corridas, saltos, festas sociais e piqueniques foram as principais actividades dinamizadas pelo novo clube durante os primeiros dois anos de existência.Em 14 de Abril de 1906 a recém-criada colectividade adoptou a designação provisória de Campo Grande Sporting Club. A 1 de Julho do mesmo ano, por sugestão de António Félix da Costa Júnior, passou a chamar-se Sporting Clube de Portugal. Em Julho de 1920, por proposta de Nuno Soares Júnior, a Assembleia Geral adoptou a data de 1 de Julho de 1906 como a da fundação oficial do Sporting. Foram 18 os fundadores a quem se deve essa enorme gesta que agora celebra um século. A 3 de Fevereiro de 1907 realizou-se o primeiro jogo de futebol do Sporting. Não se pode dizer que tenha estado à altura dos êxitos vindouros: derrota por 5-1, em segundas categorias, frente ao Cruz Negra, em partida disputada em Alcântara. Do lado dos vencedores jogaram alguns desportistas que depois ingressaram no Sporting: Alípio da Motta Veiga, Octávio Teixeira Bastos, António das Neves Vital, entre outros. D. João de Vila Franca marcou o golo de honra desse jogo, que assim se tornou o primeiro da História do Sporting. "

(Esta breve história do clube foi tirada do site do Sporting Clube de Portugal)

5 comentários:

Capitão-Mor disse...

Gostas de Natal e do Sporting! :)
Só podes ser uma excelente pessoa!!!

P.S. - Não sou o rapazito da quarta foto.

Mary Mary disse...

SPORTINGGGGGGGGGGG!!! E nã é preciso dizer mai nada! :P

Cris disse...

Eu sempre aprendo muito quando venho aqui, dessa vez vou poder me "exibir' pro meu marido contando uma coisa que ele não sabe. Um beijão e linda semana!

Ricardo Santos disse...

Viva o Porto! :)

pinky disse...

eu cá abstenho-me, só digo, E VIVA A NOSSA SELECÇÃO! ;)