quarta-feira, fevereiro 21, 2007

CARNAVAL

quarta-feira, fevereiro 21, 2007


A origem do carnaval a principio vem dos rituais, nas celebrações da fertilidade e da colheita nas primeiras lavouras, às margens do Nilo, há seis mil anos atrás.

Depois do Egipto, o primeiro, do segundo em Grécia e Roma Antigas e do terceiro, no Renascimento Europeu, particularmente em Veneza, o Carnaval encontra no Rio de Janeiro o seu quarto centro de excelência resgatando o espírito de Baco e Dionisus. A história do Carnaval, considerando os seus Centros de Excelência, dividida em quatro períodos: o Originário, (4.000 anos a.C. ao século VII a.C.), o Pagão, (do século VII a.C. ao século VI d.C.), o Cristão (do século VI d.C. ao século XVIII d.C.) e o Contemporâneo (do século XVIII d.C. ao século XX).
Porém, o carnaval mais popular em si originou no antigo entrudo português, onde, no passado, as pessoas se molhavam reciprocamente, lançando-se baldes de água, ovos, tangerinas, entre outros, e sujando-se com tinta, farinha etc.
O entrudo acontecia num período anterior à quaresma, portanto, estava ligado a um significado de liberdade. Sentido que permanece até aos nossos dias.


Nos Estados Unidos o carnaval se resume basicamente na celebração do Mardi Grass (Terça-Feira Gorda), vários Estados celebram o carnaval.
Mas o Estado mais tradicional de tal comemoração é Nova Orleãs. Nestes Estados, durante o Mardi Grass, desfilam pelas ruas da cidade mais de 50 agremiações. A agremiação mais conhecida é a do Bacchus (que possui gigantescos e originais carros alegóricos).


Na Alemanha a celebração do carnaval acontece tanto nos grandes centros urbanos, quanto na Floresta negra e nos Alpes.
A festa mais tradicional é a da cidade de Bona. Lá organizam-se desfiles com pessoas fantasiadas à época. O diabo fica solto, por esse motivo as pessoas usam máscaras para esconder seus rostos.


Por muito tempo, o carnaval veneziano foi um dos mais fortes e alegres do mundo. Durante o período do carnaval eram desenvolvidos bailes e festas nas praças e ruas da cidade. Com o passar do tempo o carnaval de Veneza foi enfraquecendo chegando quase a extinguir-se.


Mas o carnaval barsileiro é actualmente o mais popular a nível mundial.

A folia carnavalesca carioca começa antes dos dias oficiais do carnaval. Já no mês de Setembro começam os ensaios nas quadras das diversas escolas de samba da cidade.
No mês de Dezembro a cidade já se agita com os denominados “ensaios de rua” (que acontece na região sede de cada uma delas) e a mais nova criação “ensaios técnicos” que levam milhares de pessoas ao Sambódromo todos os fins de semana. Os desfiles oficiais são realizados durante a data oficial do carnaval.

O carnaval baiano é sem dúvida um dos mais calorosos e animados do Brasil e do mundo. Em especial na cidade de Salvador, onde se localiza os três principais circuitos carnavalescos: Dodô, Osmar e Batatinha.
Por estes circuitos passam mais de 150 blocos organizados, cerca de 2 milhões de pessoas durante os dias de festa. Normalmente esses blocos contam com os famosos trios elétricos e com cantores que são a sensação do momento.


E por aqui fica um cheirinho sobre o Carnaval.

2 comentários:

O Chaparro disse...

passei pra desejar bom resto de semana. bos

pinky disse...

gostei como é habitual, do relato, da história, mas permite-me discordar numa coisa, o carnaval de veneza ainda existe, mas este carnaval é cada vez menos um carnaval de rua, e cada vez mais um carnaval de festas privadas, assim mo atesta um amigo meu q por lá viveu por muito tempo. ;)