terça-feira, julho 17, 2007

COELHO À PEDRO DOS COELHOS

terça-feira, julho 17, 2007

Conforme prometi cá vai a história do coelho feito à moda daqui da zona, retirada das páginas do site da Câmara Municipal da Amadora. Ah! Ainda não descobri o tal restaurante.

Esta receita remonta a finais do século XIX, sendo um petisco muito famoso nessa época, celebrizado pelas mãos de Pedro Franco, figura popular da Porcalhota.
Este apetitoso guisado de coelho era servido no seu estabelecimento, e atraía muitas pessoas desta zona e dos arredores.
A sua fama era tal que Eça de Queiroz, no seu livro "Os Maias", faz referência a este pitéu na seguinte passagem: "Felizmente estavam chegando à Porcalhota. O seu vivo desejo seria comer o famoso coelho guisado (…) ".

A Receita Original do "Coelho à Pedro dos Coelhos" é a seguinte:
"Depois de morto o animal, esfola-se, recolhendo o sangue para uma tigelinha com vinagre, por forma a não coalhar, tendo, no entanto, o cuidado de o não sangrar totalmente. Deste modo a carne do coelho não fica branca e sem gosto.
Parte-se em seguida em pedacinhos, aproveitando os miúdos e a cabeça, da qual se retiram os olhos. Em seguida deita-se num tacho de barro um pouco de banha, e vários dentes de alho picados. Junta-se também cebola picada a alourar. Adiciona-se, então, os pedaços de coelho e muito tomate, salsa picada, sal e pimenta, e por fim um fio de azeite.
Em lume brando coze-se o coelho.
Depois de cozido, junta-se, nesta altura, o sangue e o vinagre que no princípio foi guardado na tigelinha, e um pouco de água, levando a lume brando por pouco tempo.
Num outro tacho de barro, com a água da cozedura faz-se o arroz.
Serve-se separado."

4 comentários:

Anónimo disse...

aiii, sei não se comeria o bichinho, já tenho a maior pena de comer carne de boi, de galinha e peixe...tanto que já pensei seriamente em virar vegetariana...tadinho dos coelhinhos peludos!! Um beijão querida!

Prof disse...

De facto, o coelho é um animal tão querido que muitas pessoas têm pejo em comê-lo. Até nos animais a aparência é importante...
Por acaso, não aprecio muito coelho...aliás, nenhuma carne em especial.

Beijinhos!

Susana disse...

Que delicia, adoro comer coelho...
beijinhos e obrigado pela receita!!!

pinky disse...

arghhhhhhhhh além de ser coelho, é coelho de cabidela, duplo arghhhhhh
já estou para aqui toda arrepiada!