sábado, dezembro 13, 2008

SANTA LUZIA OU LÚCIA

sábado, dezembro 13, 2008

Somente em 1894 o martírio da jovem Luzia, também chamada Lúcia, foi devidamente confirmado, quando se descobriu uma inscrição escrita em grego antigo sobre o seu sepulcro, em Siracusa, Nápoles. A inscrição trazia o nome da mártir e confirmava a tradição oral cristã sobre sua morte no início do século IV.
Mas a devoção à santa, cujo próprio nome está ligado à visão ("Luzia" deriva de "luz"), já era exaltada desde o século V. Além disso, o papa Gregório Magno, passado mais um século, a incluiu com todo respeito para ser citada no cânone da missa. Os milagres atribuídos à sua intercessão a transformaram numa das santas auxiliadoras da população, que a invocam, principalmente, nas orações para obter cura nas doenças dos olhos ou da cegueira.
Diz a antiga tradição oral que essa proteção, pedida a santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo. A arte perpetuou seu ato extremo de fidelidade cristã através da pintura e da literatura. Foi enaltecida pelo magnífico escritor Dante Alighieri, na obra "A Divina Comédia", que atribuiu a santa Luzia a função da graça iluminadora. Assim, essa tradição se espalhou através dos séculos, ganhando o mundo inteiro, permanecendo até hoje.
Luzia pertencia a uma rica família napolitana de Siracusa. Sua mãe, Eutíquia, ao ficar viúva, prometeu dar a filha como esposa a um jovem da Corte local. Mas a moça havia feito voto de virgindade eterna e pediu que o matrimônio fosse adiado. Isso aconteceu porque uma terrível doença acometeu sua mãe. Luzia, então, conseguiu convencer Eutíquia a segui-la em peregrinação até o túmulo de santa Águeda ou Ágata. A mulher voltou curada da viagem e permitiu que a filha mantivesse sua castidade. Além disso, também consentiu que dividisse seu dote milionário com os pobres, como era seu desejo.
Entretanto quem não se conformou foi o ex-noivo. Cancelado o casamento, foi denunciar Luzia como cristã ao governador romano. Era o período da perseguição religiosa imposta pelo cruel imperador Diocleciano; assim, a jovem foi levada a julgamento. Como dava extrema importância à virgindade, o governante mandou que a carregassem à força a um prostíbulo, para servir à prostituição. Conta a tradição que, embora Luzia não movesse um dedo, nem dez homens juntos conseguiram levantá-la do chão. Foi, então, condenada a morrer ali mesmo. Os carrascos jogaram sobre seu corpo resina e azeite ferventes, mas ela continuava viva. Somente um golpe de espada em sua garganta conseguiu tirar-lhe a vida. Era o ano 304.
Para proteger as relíquias de santa Luzia dos invasores árabes muçulmanos, em 1039, um general bizantino as enviou para Constantinopla, atual território da Turquia. Elas voltaram ao Ocidente por obra de um rico veneziano, seu devoto, que pagou aos soldados da cruzada de 1204 para trazerem sua urna funerária. Santa Luzia é celebrada no dia 13 de dezembro e seu corpo está guardado na Catedral de Veneza, embora algumas pequenas relíquias tenham seguido para a igreja de Siracusa, que a venera no mês de Maio também.

(in Paulinas online)



Aniversariantes do dia
- Antoni Tàpies, pintor espanhol
- Dyck Van Dike, actor norte-americano
- Geneviève Page, actriz francesa
- Christopher Plummer, actor canadiano
- Adélia Prado, escritora brasileira
- Lidia Falcón, escritora espanhola
- Príncipe Karim Aga Khan
- Arturo Ripstein, realizador de cinema mexicano
- Ted Nugent, cantor norte-americano
- Flora Gomes, cineasta guineense
- Steve Buscemi, actor norte-americano
- Nuno Rogeiro, professor universitário e geopolítico português
- José Eduardo Agualusa, escritor angolano
- Irene Sáez, ex-modelo e ex-política venezuelana
- Ricardo Gomes, ex-futebolista brasileiro
- Jamie Foxx, actor norte-americano
- Tom DeLonge, guitarrista e vocalista norte-americano dos Blink 182
- Amy Lee, cantora norte-americana dos Evanescence
- Taylor Swift, cantora norte-americana

Feriados Municipais
- Aniversário da cidade Luiz António, São Paulo, Brasil
- Aniversário de Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil

Hoje é dia:
- Dia de Santa Luzia
Argentina - Dia Nacional do Petróleo
Brasil - Festa de Santa Luzia, em Baturité, Ceará; em Itaúna, Minas Gerais; em Mossoró, Rio Grande do Norte; em Luiz António, São Paulo
Brasil - Dia do Cego
Brasil - Dia do Engenheiro Avaliador e perito de engenharia
Brasil - Dia do Lapidador
Brasil - Dia do Marinheiro
Brasil - Dia do Oculista ou Optico
Brasil - Dia Nacional do Forró
Malta - Dia da República
Portugal - Festa de Santa Luzia, na Póvoa do Varzim
Suécia - Dia da deusa solar Lucina, de características similares à Santa Luzia do catolicismo.

Curiosidades
- Hoje é o 348º dia do calendário gregoriano. Faltam 18 dias para acabar o ano.
- Em 1988, Angola, Cuba e a África do Sul assinam, em Brazzaville (Congo), o protocolo sobre a independência da Namíbia e a retirada cubana de Angola

Pensamento do dia:
"Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios."
(Martin Luther King)

Piadas
Piadinha muitoooooooooooooo machista!!!!!!!!!!!!!!!!


Cientista japonês descobre novo Viagra feminino, o produto é conhecido pelos japoneses pelo nome de KATON.
-"Quando você dá o KATON para mulher, diz o japonês, "ella fica alegre, calinosa, bundosa non??. Te beija e ablaça o dia inteiro e a noite intelinha". Não dá sossego, ella querer tlansar quantas vezes você aguentar. Só te chama de meu amor, minha vida, te adolo. Te amo! ! !"
Aí, perguntaram para o japonês:
- Puxa este produto é fantástico mesmo???
- SIM ! SIM ! SIM ! galantido, non??, respondeu o japonês: funciona mesmo! Non falha non!
Perguntaram novamente ao japa:
- Mas o nome é mesmo... KATON?
- SIM ! ! ! é KATON... KATON DE CLÉDITO

1 comentário:

smpc83 disse...

Santa Luzia é bastante conhecida os meus pais apegam-se muito a ela quando teem problemas de visão...
Aqui em casa somos todos religiosos alguns praticantes outros não...
beijinhos amiga