terça-feira, fevereiro 24, 2009

PASTEIS DE BELÉM

terça-feira, fevereiro 24, 2009

Ontem fui com a filhota maior e a neta até Belém. Como o pai estava a trabalhar não foi possível ela sair com os país. Assim, decidi dar uma voltinha com elas. Ponto de chegada? Belém, evidentemente. É chamado o passeio dos pobres. Mas foi engraçado, acabámos por ir lanchar aos famosos pastéis de Belém. Ai, que delícia, que perdição. Continuam 100% iguais ao que eram. Eu comi dois e só não comi mais por vergonha. Ah! mas trouxe para casa uma caixinha deles. Oh yeh!!! Foi a sobremesa do nosso jantar e mesmo frios marcharam.
Sabiam que eu pensava que era mentira a história dos mestres pasteleiros irem ao notário assinarem e fazerem um juramento em como não dão a conhecer a receita a ninguém, nem mesmo às mulheres deles podem dizer? Mas é verdade, verdadinha, isso acontece até aos dias de hoje. E ai daquele que trair o segredo, pois pode ir a tribunal responder e mesmo ser preso. Não há estrangeiro que lá vá e não fique fã dos pastéis de Belém.
Mas aqui vai um pouquinho da história deste casa centenária.


Em 1837, em Belém, próximo ao Mosteiro dos Jerónimos, numa tentativa de subsistência, os clérigos do mosteiro puseram à venda numa loja uns pastéis de nata.
Nessa época, a zona de Belém ficava longe da cidade de Lisboa, e o seu acesso era assegurado por barcos a vapor. A presença do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém, atraíam inúmeros turistas que depressa se habituaram aos pastéis de Belém. A receita destes, transmitida e exclusivamente conhecida pelos mestres pasteleiros que os fabricam artesanalmente na Oficina do Segredo, mantém-se igual até aos dias de hoje. A Oficina do Segredo na Fábrica, dos Pastéis de Belém, guarda a antiga receita secreta da confecção e preparação dos verdadeiros Pastéis de Nata – os Pastéis de Belém.
Os mestres pasteleiros da Oficina do Segredo, são os poucos detentores da receita, assinam um termo de responsabilidade e fazem um juramento em como se comprometem a não divulgar a receita.
Actualmente, em qualquer café de Lisboa é possível comprar pastéis de nata, provenientes da indústria de pastelaria, mas os originais continuam a ser os da pastelaria de Belém (apenas estes podem ser denominados Pastéis de Belém), em Lisboa, que preservam na sua secular existência o segredo e o saber da sua confecção.
Como um doce português, o pastel de nata é também bastante comum no Brasil.

in Wikipédia

2 comentários:

Rubi disse...

Adoro essa zona, era proxima da minha faculdade, o ISCSP. Fui baptizada na praxe em Belem, e tenho optimas recordacoes dos tempos de faculdade em Belem, em Lisboa...

Ja agora Ana, sabe porque e que dizem que e o passeio dos pobres?

Beijinhos

pinky disse...

aiiiiiiii pasteis de belém que coisa tãoooooooo boa! valha-nos os docinhos!