Estamos ainda em época de férias escolares, mas como o tempo passa depressa não queria deixar de falar um pouco sobre este tema que daria pano para mangas. A minha abordagem é pequena mas, acho eu, significativa.
Os professores queixam-se, os pais queixam-se e até os alunos se queixam. Na minha modesta opinião os valores de respeito e educação perderam-se. Passámos do 8 para o 80.
Andei na escola antes do 25 de Abril, os professores eram respeitados não só pelos alunos como pelos pais dos alunos. Se por acaso um aluno se queixava aos pais que a professora lhe tinha dito ou feito alguma coisa que ele não gostasse os próprios pais pensavam logo que ele tinha feito alguma coisa mal e a professora teve de ralhar. Agora não, os pais vão a correr à escola saber o que a professora fez.
Como em tudo na vida há bons e maus professores, há bons e maus pais e há bons e maus alunos. Agora não podemos é pôr tudo na mesma caixa.
A educação vem de pequenino e não quando começa a escola. E não me venham dizer que os pais não têm tempo. Eu deixei muita vez a loiça por lavar à noite para acompanhar as minhas filhas nas lições de casa e dar-lhe as devidas atenções. Aos fins de semana, depois das compras normais para a semana, depois do almoço enquanto a máquina da roupa funcionava eu dava atenção às minhas filhas. se não limpasse o pó à casa nesse dia limpava no outro e nunca ninguém se queixou ou deixou de vir a minha casa por falta de limpeza ou outra coisa qualquer. É cansativo? Sim é, mas no fim compensa. Não sou mais nem menos do que as outras mães ou mesmo pais, há só que se organizar para dar a devida atenção aos filhos, porque ainda há muita gente que deposita os filhos na escola e esperam que os professores lhes dê a educação que deviam ser eles a dar.
E não, não sou nem nunca fui professora por isso estou a escrever à vontade.
E para verem como andam as coisas deixo aqui um mail que recebi e fiquei com os cabelos em pé, se for verdade. E pelos vistos é.
E não. Nãao é para rir!
Composição de um aluno do 9ºano !!!!
"O Pipol e a Escola"
Sem comentários!!! A poiséeee!!!
Se não entenderem à 1ª tentem uma 2ª vez, está de mais!!!!!!!!
Lindo futuro escolar....... Geração Phonix e Zonix + vodafnix + Uzix + Tmnix
(Texto verídico retirado de uma prova livre de Língua Portuguesa, realizada por um aluno do 9º ano, numa Escola Secundária das Caldas da Rainha) (para ler, estarrecer e reflectir...!!!)
REDAXÃO
'O PIPOL E A ESCOLA'
Eu axo q os alunos n devem d xumbar qd n vam á escola. Pq o aluno tb tem Direitos e se n vai á escola latrá os seus motivos pq isto tb é perciso ver q á razões qd um aluno não vai á escola.
Primeiros a peçoa n se sente motivada pq axa q a escola e a iducação estam uma beca sobre alurizadas.
Valáver, o q é q intereça a um bacano se o quelima de trásosmontes é munto Montanhoso? Ou se a ecuação é exdruxula ou alcalina? Ou cuantas estrofes tem um cuadrado? Ou se um angulo é paleolitico ou espongiforme? Hã?
E ópois os setores ainda xutam preguntas parvas tipo cuantos cantos tem 'os Lesiades''s, q é u m livro xato e q n foi escrevido c/ palavras normais mas q no aspequeto é como outro qq e só pode ter 4 cantos comós outros, daaaah.
Ás veses o pipol ainda tenta tar cos abanos em on, mas os bitaites dos profes até dam gomitos e a Malta re-sentesse, outro dia um arrotou q os jovens n tem abitos de leitura e q a Malta n sabemos ler nem escrever e a sorte do gimbras foi q ele h-xoce bué da rapido e só o 'garra de lin-chao' é q conceguiu assertar lhe com um sapato.
Atão agora aviamos de ler tudo qt é livro desde o Camóes até á idade média e por aí fora, qués ver???
O pipol tem é q aprender cenas q intressam como na minha escola q á um curço de otelaria e a Malta aprendemos a faser lã pereias e ovos mois e piças de xicolate q são assim tipo as pecialidades da rejião e ópois pudemos ganhar um gravetame do camandro. Ah poizé.
Tarei a inzajerar?
sexta-feira, agosto 07, 2009
EDUCAÇÃO ESCOLAR
sexta-feira, agosto 07, 2009
Postado por: AnadoCastelo às 3:24 da tarde Permalink |
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Cruz credo Ana...Tá tudo perdido...
Enviar um comentário