quarta-feira, maio 10, 2006

MEU BRASIL, BRASILEIRO...

quarta-feira, maio 10, 2006

Como eu adoro viajar principalmente para o Brasil. Hoje está um sol lindo e só apetece passear. Ver coisas novas, pessoas diferentes, bem dispostas, sítios exóticos, enfim uma mescla de tudo isso.
Já fui ao Brasil três vezes e se pudesse ia ainda mais, tenho muito por onde escolher. Já fui a Natal, Pipa, que muita gente acha o máximo, mas que não achei nada de especial é uma rua com comércio de um lado e de outro, e Porto Seguro. Mas a zona de Natal, para mim, é muito mais bonito, apesar de eu achar este país o de minha eleição.
Em Natal passeei pelas tão conhecidas dunas (para quem já lá foi, não é verdade?) de "buggy" e com emoção. É o máximo. Fui ao lado sul e conheci a Baía da Coca Cola, sabem porque se chama assim? É porque a cor da água é da cor da coca cola. Eu perguntei ao guia porquê e ele disse que era porque como há muitas árvores de madeiro à volta as raízes caem na água e fica dessa cor, ali a água é tão quentinha que parece que estamos a entrar na panela da sopa, mas o verdadeiro nome é Baía de Araraquara. Há uma lenda que diz que quem entra nesta água tem saúde durante o ano todo, se é verdade ou não não sei mas eu entrei lá. Há também o skibunda, que é vir a cair numa rampa de areia para dentro de água, mas aí não fui e há também uma coisa que se é amarrado pela cintura como se fosse numa cadeirinha através de uma corda que passa numa roldana e escorrega-se para a água.
Admirei também bastante foi o seguinte: nas praias onde o pessoal costuma ir há sempre mesas, cadeiras e camas para pôr as toalhas e estar-se refastelado(a) ao sol, só precisa consumir, mas falta de calor não há consumo é o que não falta. É como cá, não é? Se não levares cadeiras ou seja o que for estás tramado, ficas ao sol e pronto. Ai, ai, que saudades...

Porto Seguro pode ser muito bonito mas já não achei tanta piada. Talvez porque estive um pouco doente. Mas apesar de todas as contrariedade também gostei. Só aquele areal todo de praia e quase sem ninguém, a água quentinha que só apetece estar lá dentro. Andar de havainas e de calções e um topezinho e mais nada. TÃO BOM.
No entanto, a presença portuguesa aqui é muito forte, as igrejas do século XVIII e XIX, a presença de jesuítas, as casa parecidas com as nossas das aldeias, baixinhas e todas pintadas de branco.
Enfim, passeios não faltam naquela terra.

2 comentários:

pinky disse...

aiiii k maravilha, tenho mm k ir ao brasil, gostava de ir ao rio, nordeste, búzios e tudo por aí a fora, aliás, se podesse era mas era américa do sul toda!

Mary Mary disse...

Amazónia era o sítio ideal para mim... Conhecer o pulmão da Terra seria uma aventura extraordinária... Quem sabe um dia!