domingo, janeiro 10, 2010

BOM 2010 PARA TODOS

domingo, janeiro 10, 2010


Olá a todos que têm a paciência de ler estas minhas poucas linhas, pois acabei de ver que o ano passado pouco escrevi e o que escrevi foi muito pouco porque acabei por meter aqui textos de auto-estima ou anedotas, que eu gosto muito, ou ainda o que me vai na alma.
Primeiro, queria desejar a todos um Bom Ano com muita saúde, pois sem ela não se faz nada. Muita sorte, muito riso, muita paz e muita brincadeira. Sim, não são só as crianças que brincam, não é?
Segundo, espero que este ano não seja tão preguiçosa como fui o ano passado.
Terceiro, o meu objectivo este ano será vos dar a conhecer a minha cruzada com uma doença que não mata (se for tratada), mas é chata "pra caramba". Estou-me a referir ao hipotiróidismo e hipertiróidismo.
Hipotiroidismo, que é o que tenho, é a tiróide que é preguiçosa e funciona mais lentamente e faz com que fiquemos mais gordinhas.
Hipertiroidismo, é o contrário a tiróide funciona mais depressa e faz com que se fique mais magra.
Num caso e no outro desde que sejam detectadas, em principio, julgo que já é tratável e pode-se conviver bem com a doença e fazer-se uma vida normal. O problema é chegar lá. A maior parte das vezes é difícil de diagnosticar, não porque seja complicado saber o seu diagnóstico, mas sim porque os sintomas podem-se confundir com outras doenças. No entanto, peço aqui a todos que me leiam que quando os vossos médicos lhe mandarem fazer uma hemograma (análise de sangue corriqueiro que a maioria dos médicos mandam fazer) peçam logo para, na mesma análise, fazer à tiróide, ou seja, à TSH, FT3 e FT4. Não custa nada, uma vez que já vão tirar sangue aproveita.
E agora começa a minha história:
Em 2003, sentia-me tão em baixo que cheguei à médica de família a chorar. Coisa inédita porque para eu chorar, que é difícil, era porque a coisa não estava mesmo bem. Resultado, dois meses de baixa e remédios para a depressão. Logo na primeira semana valeu-me a minha irmã que não me deixou ficar em casa e todos os dias vinha-me buscar para sair. Meu Deus, como me lembro como era difícil sair da cama, chegar à rua e nada me interessar desejando ir logo para casa. Quando chegava a primeira coisa que fazia era ir para a cama. Eu que adoro ler e nem sequer conseguia me concentrar na leitura, aliás achava uma chatice. Deixassem-me estar que eu também não chateava ninguém. Depois comecei a melhorar, a sair da cama e ir para o sofá até a ir ao café e daí a trabalhar. Foram dois meses complicados sem vontade para nada. Quem já passou por isto compreende-me bem.
Em 2005, ouvi falar na tiróide e fui à net ver como era e descobri que alguns dos sintomas eram os mesmo que eu tinha e numa consulta de rotina pedi à médica para me fazer a análise à tiróide, por acaso naquele dia ela estava bem disposta e fez o que eu lhe pedi. Quando veio o resultado quem ia caindo fui eu. É que o normal era mais ou menos 4,5 vá até 5 era razoável e eu tinha 22,5 e mais, o laboratório tinha por baixo do resultado entre parentesis "confirmado". Diferença grande, não é? Pois, só que quando a médica viu o resultado ficou branca nem queria acreditar no que via só teve coragem de me dizer "agora já percebi o que está a acontecer". A partir daqui comecei a tomar o remédio necessário e a fazer ecografias à tiróide. Mas isso é outra história que eu depois conto, porque o texto de hoje está a ficar grandinho.
Até amanhã.

3 comentários:

smpc83 disse...

olá ana :) um bom ano 2010 tambem pra ti, tudo de bom e muita saude pra ti que pelo que leio no teu post não tens tido...
beijinhos e as melhoras

Rubi disse...

As melhoras Ana. Espero que sim, que possamos ler mais sobre si durante este ano. Confesso que nao leio muito os textos que sao copiados, gosto mais de ler coisas escritas pelo autor do blogue. Um beijinho grande

goodeda1122 disse...

情趣用品,情趣,
角色扮演,吊帶襪,丁字褲,飛機杯,

自慰套,真愛密碼,
自慰套,自慰器,充氣娃娃,
性感丁字褲,AV,按摩棒,電動按摩棒,情趣按摩棒,
潤滑液,SM,情趣內衣,內衣,性感內衣,
按摩棒,變頻跳蛋,跳蛋,無線跳蛋,G點,