sábado, julho 10, 2010

MALAS TAMBÉM PODEM SER NOCIVAS

sábado, julho 10, 2010


Se há coisa que não sou é hipocondríaca. Para quem não saiba o que é ser hopocondríaco, é ser uma pessoa que tem a mania que tem todas as doenças e mais algumas, mas na verdade é saudável, chega a tomar remédios que não precisa só porque pensa ter esta ou aquela doença.
Passada esta pequena explicação, o que eu queria mesmo falar é sobre malas, malas de senhora.
Desde que me conheço e uso mala de mão, e não sei explicar o porquê, nunca gostei de pôr a minha mala no chão. Seja em casa, num transporte, de carro e até num estabelecimento comercial eu sempre tento não a colocar no chão. Aliás, até quando vou para a praia a levo e meto-a sempre no saco onde vêm as toalhas de praia ou coloco-a em cima da toalha de banho, isto só para verem o cuidado que tenho com ela. E ainda bem. Afinal este meu cuidado, inconscientemente, pode ser um bom hábito
E agora perguntam-me: porquê? Já explico.
As senhoras transportam as malas para todo o lado, no escritório, nos sanitários públicos, no chão do carro, nos carrinhos de compras. A maioria não vive sem ela, mas já parou para pensar por onde ela anda durante o dia? Não, não pensou.
Para descobrir se a mala transporta uma grande quantidade de bactérias, o Nelson Laboratories, em Salt Lake City, decidiu testá-las.
Acontece que as malas são tão surpreendentemente sujas, que mesmo os microbiologistas que as testaram ficaram chocados. A microbiologista Amy Karen, do Nelson Labs, diz que quase todas as malas que foram testadas não só apresentaram níveis elevados em bactérias, mas ricos em espécies de bactérias nocivas. Pseudomonas que podem causar infecções oculares, Aureus Staphylococcus que podem provocar infecções cutâneas graves e a E-coli encontrada nas malas pode causar doenças sérias. Quatro das cinco bolsas testadas deu positivo para as salmonelas, e isso não é o pior. "Há coliformes fecais nas malas", diz Amy. (rsrsrsrs, digo eu)
Malas de couro ou vinil tendem a ser mais limpas do que as malas de pano, e o estilo de vida parece desempenhar um papel importante. As pessoas com filhos tendem a ter malas mais sujas do que aquelas que não os têm. Com uma excepção, a mala de uma mulher solteira que frequentava boites tinha uma das piores contaminações de todas. "Algum tipo de fezes, ou, eventualmente, vómito", diz Amy. (brbrbrbr, digo eu outra vez)
Lembre-se que a sua mala esteve por onde as pessoas antes andaram, sentaram, espirraram, tossiram, cuspiram, urinaram, defecaram, etc! Quer realmente trazer tudo isso para casa? Mais, os especialistas dizem que deve pensar na sua mala como num par de sapatos.
Resultado: minhas senhoras há que ter mais cuidado onde colocamos as nossas malas. Mais vale prevenir seja que tipo de doenças for do que apanhá-las, seja por descuido ou pressa. Por isso, há que lavar as malas de pano e passar um pano com um produto próprio para couro. É mais um pequeno trabalho para as mulheres mas que vale a pena.

Sem comentários: